Inovação e tradição juntos construindo o futuro
Feira mostrou muita informação técnica e pesquisa em campo
Muitos Capões/RS – A 3ª edição da Feira de Inovações SCV, consolidou no calendário Agro, firmando-se como um evento de referência técnica na vanguarda da tecnologia e manejo da Região Sul do País. Realizado de 18 a 19 de fevereiro, teve como destaque duas palestras, no 1º dia (18/2), teve Tiago Hörge que trouxe uma compilação precisa de dados de mais de 10 anos de pesquisa, onde vem ‘quebrando’ paradigmas na amostragem de cenários de risco controlado e outros de risco variado. Por exemplo, plantar material preciso no cedo (ou seja, na abertura do plantio) o risco é alto, podendo dar certo ou não. Diferente do cenário onde o produtor planta material tardio no cedo, onde o pesquisador mostrou que a chance de sucesso na colheita é muito grande. Assim, como há oportunidade, também, de obter lucratividade com mitigação de riscos plantando material precoce do Soja no pós-Trigo. Tiago enfatizou que, se o produtor levar em conta essas observâncias além da escolha da cultivar de alta qualidade, o sucesso com a tomada dessas decisões há boa mitigação de riscos e sucesso na safra.
No 2º e último dia (19/2), a palestra foi da pesquisadora Dra. Carolina Gulart, que apresentou dados e resultados sobre o manejo de doenças radiculares em soja. A palestrante mostrou todos os argumentos científicos da importância do controle de patógenos para a sanidade das lavouras a longo prazo. Carolina enfatizou que: produtor que olha a qualidade da semente e cuida do solo a longo prazo tem riscos e doenças controlados.
Na feira, a Sementes Com Vigor (SCV) preparou grandes painéis com mudas de soja mostrando a evolução das cultivares em várias janelas de plantio, onde era possível ver enloco exemplos práticos dos conteúdos dos palestrantes. “Estes painéis tiveram grande repercussão junto aos produtores que participaram da nossa feira, pois mostrou, na prática, o resultado de grande parte das pesquisadas apresentadas pelos palestrantes, principalmente, pelo do pesquisador Tiago”, salientou o CEO da SCV, Pedro Basso.
Realizada na sede da empresa em Muitos Capões/RS, a feira reuniu cerca de 200 produtores vindos não só do Rio Grande do Sul, mas do Paraná e de Santa Catarina. O evento estava dividido em dois grupos de expositores. No grupo de tecnologias inovadoras em máquinas, sementes de alta performance, produção de biocombustíveis e veículos para amostragem do Solo Georreferenciado e Mapeamento Aéreo via Drone, estavam Sumitomo Chemical, Biotrigo Genética, Semevinea, Raíx e Plantec. E dentre esses destaques, a tecnologia de precisão para Controle de Plantas Daninhas com uso de Sensores da Savefarm chamou atenção. A empresa gaúcha, com sede no Tecnopuc, em Porto Alegre, desenvolveu a pulverização seletiva que promete reduzir o uso de herbicidas, aumentando a eficiência na produção agrícola. Assim como a Produção de Etanol a partir do Trigo, da Be8, um biocombustível que vem com o objetivo de reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa. E a Nitro, que mostrou biotecnologias para o segmento de nutrição foliar, fisiologia vegetal e fertilizantes de solo.
E dentre as empresas que mostraram suas soluções em Campo, estavam a Intacta, Enlist, Cordius /Corteva e Brasmax, que apresentaram o efeito de suas biotecnologias. Cada empresa mostrou a evolução de cultivares de soja usando seus produtos, nas lavouras da SCV. Nestes momentos, os produtores puderam ver, tocar e comprovar – além das biotecnologias no combate de pragas e doenças, viram as diferenças de crescimento das cultivares vindas de sementes robustas e desenvolvidas para suportarem adversidades de clima.
E este ano a Feira de Inovações teve uma emoção especial, deu start às celebrações de 55 anos da empresa. “Ainda temos muito que realizar, muito que aprender e, também, muito o que ensinar. Queremos consolidar nosso legado honrando tudo que meu avô fez e o que meu pai ainda realiza para que, a partir do respeito a nossa história, o futuro seja cultivado constantemente”, afirma Pedro Basso, CEO da Sementes com Vigor e representante da terceira geração à frente da empresa.
________________
SOBRE A EMPRESA: Fundada nos anos 1970 por Mário José Basso (co-fundador da APASSUL- Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul), pioneiro na produção de sementes fiscalizadas de trigo e soja, a empresa tem suas raízes profundas na Fazenda Santo Amaro, em Muitos Capões/RS. São três gerações dedicadas ao trabalho, a Sementes Com Vigor é reconhecida pela implementação de Agricultura de Precisão em 100% da área, resultando em campos mais homogêneos e sementes mais padronizadas. A trajetória da empresa se entrelaça com o avanço da agricultura no estado gaúcho.


