Marco Peixoto enfatizou a importância da mostra para a economia do Estado: “Trata-se de uma importante vitrine do agronegócio do Rio Grande do Sul, é um verdadeiro patrimônio gaúcho e nacional do setor primário”, afirmou.
Já o presidente da feira, Nei César Manica, lembrou que a exposição registrou 377 mil visitantes em 2024 na área de 132 hectares. Destacou o período difícil que o agronegócio gaúcho enfrenta devido às sucessivas estiagens e à enchente do ano passado. Reiterou, porém, a resiliência do setor e lembrou que o setor primário colherá safra recorde este ano no Brasil.
A Expodireto Cotrijal é organizada pela Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial. É a maior cooperativa agropecuária do Estado, presente em 53 municípios e com 78 unidades de recebimento de grãos. Atende a 17 mil associações e famílias.
O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas; do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e da presidente da Câmara Municipal da Capital, vereadora Comandante Nádia, entre outras autoridades.
Gilberto Jasper – Assessoria de imprensa da Presidência
Foto: Vinícius Reis