A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) encaminhou um pedido de providências à Secretaria de Educação de Sant’Ana do Livramento sobre a falta de estrutura adequada para enfrentar o calor extremo na Escola Municipal Abreu Fialho. A demanda chegou ao mandato através do Presidente do PSOL na cidade, Fabiano Benites.
“É absurdo que os alunos e professores comecem o ano letivo em condições insalubres como essa. O Rio Grande do Sul está enfrentando uma onda extrema de altas temperaturas e em Livramento, a previsão é de que a sensação térmica chegue a 39ºC! A Prefeitura precisa tomar providências,” denuncia a deputada.
Os relatos apontam que não há nenhuma sombra para os alunos fazerem fila antes de entrar na sala de aula, a quadra a ser utilizada nos intervalos e nas atividades físicas não é coberta e as árvores que ofereciam sombra teriam sido cortadas. Além disso, dentro das salas, que seriam “pequenas e abafadas”, os ventiladores não são suficientes para amenizar o calor.
O pedido também inclui a avaliação da possibilidade de transferir o início das aulas para o dia 17 de fevereiro, de forma a mitigar os impactos das altas temperaturas sobre a comunidade escolar.
Luciana Genro ainda lembrou que a situação não é novidade, conforme apontado em publicação feita pela escola, que destacou que no ano passado já foram registrados casos de mal-estar entre alunos devido ao calor excessivo. Diante desse cenário, a deputada cobrou informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para solucionar o problema em todas as escolas municipais.
A parlamentar reforçou a necessidade de um planejamento estrutural para garantir condições mínimas e dignas de estudo para os alunos da rede pública municipal, considerando que as mudanças climáticas e as ondas de calor têm se tornado cada vez mais frequentes e intensas. Até o momento, a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.