seg, 10 de fevereiro de 2025

Variedades Digital | 01 e 02.02.25

Líder da oposição cobra explicações sobre escândalo das “marmitas invisíveis”

Requerimento pede informações sobre execução do Programa Cozinha Solidária nos estados de São Paulo, Bahia e Ceará
Deputado Federal Luciano Zucco (PL-RS)

A liderança da oposição na Câmara dos Deputados protocolou na última sexta-feira (7), o Requerimento de Informação nº 275/2025, endereçado ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Assinado pelo deputado federal Zucco (PL-RS) e outros 13 vice-líderes da oposição, o documento solicita uma série de dados sobre a execução do Programa Cozinha Solidária, mais especificamente sobre os termos de colaboração celebrados com as entidades gestoras nos estados de São Paulo, Bahia e Ceará.

A iniciativa da oposição acontece após reportagem publicada pelo Jornal O Globo, intitulada Quentinha invisível: ação do governo Lula contra a fome abastece ONGs de petistas que não entregam refeições. Segundo a reportagem, a ONG Mover Helipa é comandada José Renato Varjão, que teria trabalhado nos gabinetes do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) e deputado estadual Ênio Tatto (PT-SP). Apesar de receber pelos contratos, a ONG não teria entregado as marmitas prometidas.

Nos endereços da entidade não havia qualquer tipo de ação de preparação e distribuição de refeições à população local. Nesses locais foram encontradas casas vazias, residências de ex-assessores de parlamentares do PT e até mesmo uma igreja. Além disso, a ONG Mover Helipa estaria subcontratando pelo menos outras cinco entidades de mesma natureza, todas ligadas a assessores ou a ex-assessores de parlamentares ou ex-parlamentares do PT. “Estamos diante de uma denúncia da mais alta gravidade. E olha que coincidência. O escândalo surge no exato momento em que a primeira-dama e o ministro Dias estão em Roma discutindo a fome no mundo”, alertou Zucco.

O requerimento também solicita informações sobre a viagem de Wellington Dias a Roma, por conta do Encontro da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que também conta com a presença da primeira-dama Rosângela Lula da Silva. Os questionamentos sobre a missão oficial são os seguintes: a) Qual a agenda do Ministro Wellington Dias nessa viagem oficial a Roma e se há a previsão de encontros reservados com outras autoridades dentro e fora do evento oficial?; b) Qual o motivo de interesse público que justifica a integração da Senhora Rosângela Lula da Silva à comitiva, e qual função desempenhada no encontro, bem como sua agenda, tanto junto ou separadamente com o ministro Wellington Dias?; c) Solicita-se, por fim, a íntegra dos documentos que serviram de base aos pronunciamentos do ministro no encontro, nos quais constem os dados sobre as políticas públicas de combate à fome no Brasil na gestão do presidente Lula.

Assinam o requerimento de informações os seguintes deputados:

1 Dep. Zucco (PL/RS)
2 Dep. Coronel Meira (PL/PE)
3 Dep. Sanderson (PL/RS)
4 Dep. Rodolfo Nogueira (PL/MS)
5 Dep. Rodrigo Valadares (UNIÃO/SE)
6 Dep. Silvia Waiãpi (PL/AP)
7 Dep. Coronel Assis (UNIÃO/MT)
8 Dep. Sargento Gonçalves (PL/RN)
9 Dep. Osmar Terra (MDB/RS)
10 Dep. Delegado Paulo Bilynskyj (PL/SP)
11 Dep. Evair Vieira de Melo (PP/ES)
12 Dep. Capitão Alden (PL/BA)
13 Dep. Zé Trovão (PL/SC)
14 Dep. Gustavo Gayer (PL/GO)

Confira a íntegra do requerimento de informações:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2483293

Falta de estrutura para enfrentar calor em escola de Sant’Ana do Livramento motiva cobrança de Luciana Genro

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) encaminhou um pedido de providências à Secretaria de Educação de Sant’Ana do Livramento sobre a falta de estrutura adequada para enfrentar o calor extremo na Escola Municipal Abreu Fialho. A demanda chegou ao mandato através do Presidente do PSOL na cidade, Fabiano Benites. “É absurdo que os alunos e professores comecem o ano letivo

Mais de 500 hectares de campo já foram queimados pelos incêndios na APA do Ibirapuitã

As temperaturas extremas que vem ocorrendo na região neste verão, atrelada à forte estiagem e déficit hídrico, vêm provocando queimadas que já consumiram proximamente 500 hectares de campo na APA do Ibirapuitã, (Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã) que contempla quatro municípios: Livramento, Quaraí, Alegrete e Rosário do Sul. Segundo a gestão da APA, e chefe do Instituto Chico Mendes