seg, 10 de fevereiro de 2025

Variedades Digital | 01 e 02.02.25

Clima tenso na Câmara: Vereador Leandro Ferreira chama Sargento Doze de “inútil, bandido e canalha”

A sessão da Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento nesta segunda-feira (10) foi marcada por um intenso embate entre os vereadores Leandro Ferreira (PT) e Sargento Doze (Podemos).

A sessão da Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento nesta segunda-feira (10) foi marcada por um intenso embate entre os vereadores Leandro Ferreira (PT) e Sargento Doze (Podemos). Durante a reunião, Leandro chamou seu colega de “inútil, bandido e canalha” após a divulgação de prints de conversas de um grupo de WhatsApp em que ele participava. As imagens foram publicadas por Doze no domingo (09) e tratavam de discussões sobre o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

As acusações se intensificaram depois que Sargento Doze afirmou que houve uma denúncia à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal sobre supostas fraudes na lista de beneficiários do programa. Revoltado com a exposição, Leandro Ferreira reagiu duramente e, além das ofensas, cobrou uma dívida do vereador:

“Aproveita e me paga, velhaco, o que me deve, que eu vou doar para a ASPA ou para outra entidade. Me pague o que me deve em um processo.”

Por sua vez, Sargento Doze não recuou e rebateu as acusações. Ele chamou Leandro de “desinformado, mal-intencionado e mentiroso”, além de prometer medidas judiciais:

“Criminoso! Vou te colocar no devido lugar. Vai ter que se explicar para a PF.”

O vereador do Podemos confirmou que já fez uma queixa-crime na Polícia Federal sobre o caso envolvendo o Minha Casa, Minha Vida.

Mais de 500 hectares de campo já foram queimados pelos incêndios na APA do Ibirapuitã

As temperaturas extremas que vem ocorrendo na região neste verão, atrelada à forte estiagem e déficit hídrico, vêm provocando queimadas que já consumiram proximamente 500 hectares de campo na APA do Ibirapuitã, (Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã) que contempla quatro municípios: Livramento, Quaraí, Alegrete e Rosário do Sul. Segundo a gestão da APA, e chefe do Instituto Chico Mendes

20 Anos de Fundesa: Um Marco na Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul

No dia 1º de fevereiro de 2025, o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul (Fundesa-RS) completa duas décadas de atuação, consolidando-se como uma das principais ferramentas para a preservação da sanidade animal e o fortalecimento do agronegócio gaúcho. Criado em 2005, o Fundesa nasceu da necessidade de garantir um mecanismo ágil e eficiente para