seg, 10 de fevereiro de 2025

Variedades Digital | 01 e 02.02.25

Operação conjunta resulta na prisão de dois homens por furto de cavalos na região da Mangueira Colorada

Os indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde a autoridade policial os autuou em flagrante delito.
Imagem Cedida

Na manhã deste domingo (9), uma operação conjunta entre a Brigada Militar, a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Trânsito de Santana do Livramento, resultou na prisão de dois homens acusados de furto de cavalos na região da Mangueira Colorada. A ação foi desencadeada após o recebimento de uma denúncia sobre o furto de uma égua prenha do Campo de Cooperação, propriedade do município.

Durante o deslocamento para o local da denúncia, os agentes se depararam com um homem a cavalo conduzindo quatro animais, e outro homem em um veículo, que foi identificado como batedor. Ao serem questionados sobre a procedência dos animais, os indivíduos afirmaram serem os proprietários, porém não apresentaram documentos que comprovassem a alegação.

imagem cedida

Diante da falta de documentação e da suspeita de furto, os dois homens foram detidos pela Brigada Militar e os animais foram apreendidos. Os indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde a autoridade policial os autuou em flagrante delito.

A operação conjunta entre os órgãos de segurança e fiscalização tem como objetivo coibir o furto de animais e apreender animais soltos em vias públicas, especialmente na área urbana. A ação visa garantir a segurança da população e o bem-estar dos animais.

A denúncia de animais soltos em vias públicas pode ser feita através do número 190 da Brigada Militar, ou diretamente à Secretaria da Agricultura ou à Secretaria de Trânsito, através do celular (55) 99708-2426, que também é número de WhatsApp.

Acompanhe a live no Facebook feita na DPP.

Mais de 500 hectares de campo já foram queimados pelos incêndios na APA do Ibirapuitã

As temperaturas extremas que vem ocorrendo na região neste verão, atrelada à forte estiagem e déficit hídrico, vêm provocando queimadas que já consumiram proximamente 500 hectares de campo na APA do Ibirapuitã, (Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã) que contempla quatro municípios: Livramento, Quaraí, Alegrete e Rosário do Sul. Segundo a gestão da APA, e chefe do Instituto Chico Mendes

20 Anos de Fundesa: Um Marco na Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul

No dia 1º de fevereiro de 2025, o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul (Fundesa-RS) completa duas décadas de atuação, consolidando-se como uma das principais ferramentas para a preservação da sanidade animal e o fortalecimento do agronegócio gaúcho. Criado em 2005, o Fundesa nasceu da necessidade de garantir um mecanismo ágil e eficiente para