qui, 24 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Zucco: oposição vai travar duro embate contra censura nas redes sociais

Governo Lula estuda nova proposta para remoção de conteúdos
Deputado Federal Luciano Zucco (PL-RS)

O governo Luiz Inácio Lula da Silva está trabalhando em um novo projeto para regulamentar as plataformas digitais e definir a responsabilidade das empresas sobre o conteúdo publicado nas redes. Esta é a segunda tentativa de controlar e impor censura prévia aos brasileiros. Da primeira vez, a oposição conseguiu derrotar o Palácio do Planalto e enterrar a proposta que estava sendo discutida no Congresso Nacional.

O líder da oposição na Câmara, deputado Zucco (PL-RS), antecipou nesta terça-feira (28), que 2025 ficará marcado com o ano de luta pelas liberdades individuais. “Não vamos permitir que esse projeto avance. Vamos conversar com cada brasileiro e convocar a população a lutar pelos seus direitos. O governo federal quer calar a voz de milhares de pessoas e impedir que elas se manifestem contra seus interesses”, alertou.

Pela proposta em discussão no Palácio do Planalto, as empresas de tecnologia estariam submetidas a um dever de precaução, sendo obrigadas a remover conteúdos sem decisão judicial. “E sabe quem fiscalizaria essas regras? Sim, o próprio governo. Deixa eu adivinhar aqui. Postagens chamando Lula de ladrão seriam removidas imediatamente, mas as que se referem a Bolsonaro como genocida passariam batidas”, comparou Zucco.

O texto possibilitaria, por exemplo, que as plataformas tomassem medidas para derrubar conteúdos que contenham desinformação sobre políticas públicas. “Este governo incompetente vem sendo massacrado nas redes sociais por decisões impopulares e absurdas, como foi a questão do monitoramento das movimentações financeiras até R$ 5 mil dos trabalhadores brasileiros. Agora, com a popularidade de Lula lá embaixo, a solução é pavimentar o caminho rumo a uma ditadura”, argumentou.

Segundo Zucco, o grande objetivo é fazer com que em 2026, em pleno ano eleitoral, seja proibido criticar o governo Lula e mostrar a realidade: que os preços dos alimentos dispararam, que a inflação voltou galopante, que não teve picanha na mesa das famílias, aumentou-se impostos como nunca antes em nossa história, tentou-se taxar os trabalhadores, que os gastos milionários de Janja foram colocados sob sigilo, que tivemos recordes históricos de queimadas, entre outras tantas barbaridades patrocinadas pela gestão Lula.

Senador General Hamilton Mourão via X (antigo Twitter)

No início da noite de ontem estive com o Senador Heinze em reunião com o Ministro Haddad e equipe para tratar da questão da dívida dos agricultores do RS. Na ocasião, o governo sinalizou que irá prorrogar as operações que estão vencendo, o que dá um espaço de manobra para a maioria. Por outro lado, continuamos trabalhando na busca de

O maior assalto institucionalizado contra aposentados e pessoas com deficiência: o Brasil exige respostas

Por Deputado Zucco (PL-RS) Líder da Oposição na Câmara dos Deputados   O Brasil está diante de um dos episódios mais sórdidos e revoltantes da história recente da nossa Previdência Social. Estamos falando de um verdadeiro assalto institucionalizado contra aposentados, pensionistas e beneficiários por incapacidade – gente simples, humilde, que depende única e exclusivamente do benefício do INSS para sobreviver – e