qui, 24 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

INSS volta a exigir prova de vida em 2025

Atualmente, INSS não está notificando ou bloqueando pagamentos
arquivo/AP

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará a exigir prova de vida no ano de 2025, para a manutenção do pagamento de benefícios deste ano.

O MPS (Ministério da Previdência Social) retorna a obrigatoriedade do serviço após expirar a portaria que previa a não suspensão ou bloqueio do beneficiário até o dia 31 de dezembro de 2024.

A prova de vida é realizada anualmente pelo INSS, para comprovar que o beneficiário está vivo, através de uma consulta de dados cruzados de outros órgãos públicos federais.

Novas regras para 2025;

  • O prazo será estendido: o beneficiário terá até 10 meses após a data do último aniversário para realizar a prova de vida registrada em bases de dados públicos.
  • Notificação Antecipada: O INSS irá notificar os beneficiários que não tiverem dados atualizados na base de dados.
  • Automatização Prioritária: o INSS irá priorizar dados atualizados como carteira de vacinação e uso de serviços públicos.

A prova de vida poderá ser realizada de forma presencial em instituições bancárias ou no site Oficial do GOV.BR, além disso, o beneficiário poderá acessar o aplicativo MEU INSS ou realizar contato com a Central de Atendimento telefônico 135 para fazer a consulta da data da última confirmação de vida feita pelo INSS.

Senador General Hamilton Mourão via X (antigo Twitter)

No início da noite de ontem estive com o Senador Heinze em reunião com o Ministro Haddad e equipe para tratar da questão da dívida dos agricultores do RS. Na ocasião, o governo sinalizou que irá prorrogar as operações que estão vencendo, o que dá um espaço de manobra para a maioria. Por outro lado, continuamos trabalhando na busca de

O maior assalto institucionalizado contra aposentados e pessoas com deficiência: o Brasil exige respostas

Por Deputado Zucco (PL-RS) Líder da Oposição na Câmara dos Deputados   O Brasil está diante de um dos episódios mais sórdidos e revoltantes da história recente da nossa Previdência Social. Estamos falando de um verdadeiro assalto institucionalizado contra aposentados, pensionistas e beneficiários por incapacidade – gente simples, humilde, que depende única e exclusivamente do benefício do INSS para sobreviver – e