sáb, 26 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Policial Federal aposentado tenta matar esposa no Jardim Atenas

Durante operação, armas e munições foram apreendidas 

Na madrugada deste sábado (11), um grave caso de violência chamou a atenção dos moradores do bairro Jardim Atenas, em Sant’Ana do Livramento. Um policial federal aposentado supostamente teria tentado matar sua esposa, uma advogada, em um episódio que mobilizou diversas viaturas da Brigada Militar.

De acordo com informações apuradas extraoficialmente pelo Jornal A Plateia, o homem invadiu a residência de uma amiga de sua companheira utilizando um carro. Após o impacto, ele teria tentado atacar a esposa, desencadeando um cenário de grande tensão.

Durante a operação policial, teriam sido apreendidos dois rifles calibre .22 com silenciador, um revólver calibre .38 municiado e um carregador de pistola Glock 9mm.

O autor foi contido pela Brigada Militar e encaminhado ao Pronto Atendimento Médico da Santa Casa de Misericórdia, onde permanece internado na ala psiquiátrica do hospital, recebendo atendimento especializado.

O caso está sendo investigado pelas autoridades locais e pode ser considerado uma tentativa de feminicídio, crime tipificado no Brasil como homicídio cometido contra a mulher por razões da condição de sexo feminino, envolvendo violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação à condição de mulher. Segundo informações, a vítima já ingressou com o pedido de medida protetiva contra o agressor, no caso, seu marido.

Punição exemplar para dar um basta à violência contra as mulheres

Por Patrícia Alba Se a punição severa é a única maneira de frear os crimes contra as mulheres, quando se trata de uma autoridade, como o primeiro mandatário de uma grande cidade como Viamão, a sociedade saúda e aplaude a decisão da Justiça. O prefeito Rafael Bortoletti foi condenado pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da

Nota à Imprensa — Prisão Fernando Collor

A prisão do ex-presidente Fernando Collor, determinada pelo Supremo Tribunal Federal, representa uma decisão correta e justa no âmbito do devido processo legal e da punição de agentes públicos envolvidos em corrupção. Trata-se de um desfecho que respeitou todos os trâmites jurídicos e garantias constitucionais: foram observados os prazos processuais, assegurado o pleno direito de defesa e seguidas as etapas