sex, 10 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

Notícias do dia por Germano Rigotto

Foto: Cedida

Resumo de sexta-feira – 10/01/2025

Edição de Chico Bruno

Manchetes dos jornais

Valor Econômico – Sem melhora fiscal à vista, gestoras locais entram em 2025 pessimistas com Brasil

O GLOBO – Mundo excede pela 1ª vez limite crítico do aquecimento global

FOLHA DE S.PAULO – Repressão do regime de Maduro cresce, e oposição diz que Corina foi detida

O ESTADO DE S.PAULO – Oposição denuncia intimidação a líder antes da posse de Maduro

CORREIO BRAZILIENSE – “Extremamente grave”, diz Lula sobre decisão da Meta

Destaques de primeiras páginas e fatos mais importantes

Desconfiança – A avaliação pessimista sobre as contas públicas leva gestoras de recursos brasileiras a manterem uma visão em geral negativa para os ativos do país, mesmo depois de os preços terem atingido níveis em tese mais atraentes, após a forte piora dos últimos dois meses. A grande maioria das casas continua com viés defensivo em bolsa, no câmbio e nos juros locais, diante da desconfiança com a trajetória da dívida.
A Vinland é uma das que permanecem cautelosas, diz o gestor José Monforte. Segundo ele, como a raiz da questão fiscal não é enfrentada, “é muito difícil expressar qualquer posição otimista com o Brasil”. Nesse quadro, a Vinland continua a apostar na alta dos juros. Na visão da Ibiuna Investimentos, sem uma resposta efetiva para os problemas fiscais, é provável que o movimento de alta na curva de juros, depreciação do real, bolsa e expectativas de inflação ainda não tenha se exaurido.

Alá lá ô, mais que calor – O calor de 2024 superou as previsões e não apenas o ano foi o mais quente da História quanto o primeiro a romper a marca de 1,5°C de aumento na temperatura média da Terra em relação aos níveis pré-industriais, informou o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), a agência europeia do clima. O 1,6°C a mais aferido se materializou em tragédias e fez de 2024 um filme-catástrofe da vida real. Megaincêndios florestais como o que agora deixa Hollywood em chamas calcinaram partes da América do Sul, do Canadá e da Europa. A Amazônia e o Pantanal secaram. O Saara inundou. Dilúvios em Brasil e Espanha submergiram cidades. Furacões chegaram à força inédita nos EUA. Ondas de calor alcançaram todo o globo. Pessoas e bichos pereceram aos milhares. Em 2024, pela primeira vez, foi superado o limite de 1,5°C grau acima da média do período pré-industrial, estabelecido no Acordo de Paris como máximo tolerável. A média de dois anos para 2023-2024 também excedeu esse limite, chegou a 1,54°C. Embora isso não signifique que tenhamos ultrapassado o limite estabelecido pelo Acordo de Paris — que se refere a anomalias de temperatura médias em ao menos 20 anos — “mostra que as temperaturas globais estão aumentando além do que os humanos modernos já experimentaram”, diz o Copernicus. — Sabíamos que haveria recorde, mas é pior do que o previsto. Mesmo que a La Niña deste início de ano deixe o verão sem novos recordes, será um alívio temporário. O aquecimento está piorando mais depressa do que se imaginava e ameaça deixar partes do planeta inabitáveis — afirma o coordenador de operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi.

Venezuela descontrolada – Aliados de María Corina Machado dizem que a líder opositora foi “violentamente interceptada” e, horas depois, liberada pela ditadura após participar de protestos na capital da Venezuela nesta quinta-feira (9), véspera da posse de Nicolás Maduro. Oposição e regime convocaram atos pelo país que ampliaram o clima de tensão em uma semana na qual a repressão já se acirrou na ditadura chavista. María Corina rompeu mais de cem dias de clandestinidade, refugiada em local desconhecido, e foi às ruas de Caracas. Figura-chave do regime venezuelano, o procurador-geral Tarek William Saab nega as afirmações e diz que ela não foi detida “nem por um minuto”. Saab falou à reportagem, por telefone, no início da noite.

Imprensa se pauta por Mark -O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará, hoje, uma reunião para discu tir as mudanças recentes nas políticas de conteúdo da Meta, empresa dona do Instagram, Facebook e WhatsApp. O encontro foi convocado após anúncio do CEO e fundador da empresa, Mark Zuckerberg, sobre alterações na política de conteúdos das plataformas, que podem ferir de terminações da Justiça brasileira, bem como críticas feitas pelo empresário a países da América Latina que criaram regras de combate às fake news e ao discurso de ódio. O chefe do Executivo criticou a atitude de Zuckerberg e exigiu respeito à soberania brasileira.

Mais pauta – O papa Francisco alertou, ontem, sobre os perigos da desinformação disseminada nas redes sociais e os riscos representados pela inteligência artificial (IA) quando usada para “manipular consciências”. O pontífice fez as declarações no tradicional discurso de ano novo aos diplomatas no Vaticano, após a Meta anunciar o fim da checagem de fatos. “Estamos perante sociedades cada vez mais polarizadas”, observou o sumo pontífice, algo que é “agravado pela contínua criação e difusão de notícias falsas”. Países como a Austrália, o Canadá e a França mostraram preocupação com a decisão da big tech.

Pode sair neste mês – Após a demissão de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode fazer a reforma ministerial neste mês. A troca de cadeiras ainda não está certa, no entanto, segundo ele, o petista está focando em “aperfeiçoar a gestão”. O ministro sinalizou que a mudança no comando das pastas pode ocorrer até o dia 21, data da próxima reunião com ministros do governo. “Há indicativo do presidente de que quer fazer eventuais mudanças ainda neste mês, até para que quem entrar possa ter mais tempo de fazer alterações que o presidente espera”, disse em entrevista à Globo News. “Teremos reunião de ministério dia 21 e eventualmente alterações, se o presidente assim decidir, podem ser feitas antes dessa reunião”, acrescentou o ministro. Já, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, foi menos direto e procurou não se comprometer com declarações sobre uma eventual troca de cadeiras. Ele negou que o governo fará uma reforma, mas, sim, “mudanças pontuais”.

Em defesa de limitação – Diante da incerteza jurídica e política sobre o pagamento de emendas parlamentares, o vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu que esse dinheiro tenha maiores limitações e mais mecanismos de transparência. “Há duas questões relevantes: primeiro, o valor das emendas. Valores muito altos acabam criando uma distorção. E a segunda é que emenda você precisa saber quem é o autor, qual é o destino dela, e ela ser acompanhada, precisa ter prestação de contas. Precisa ter transparência absoluta”, enfatizou em entrevista à Rádio Eldorado.

Um sinal da falta de base – A ausência de representantes de peso de partidos aliados no evento do 8 de janeiro foi vista como um sinal das dificuldades que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá para montar uma base política sólida no Congresso, ainda que feche uma reforma ministerial neste mês. Os partidos a quem o PT deu suporte para comandar a Câmara dos Deputados, nesta legislatura, estão para lá de divididos. No caso do PP, embora Arthur Lira (AL) tenha ajudado o governo, o presidente da legenda, senador Ciro Nogueira (PI), não se cansa de dizer que, em 2026, estará na oposição. No caso do Republicanos, o presidente do partido e vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (SP), foi cobrado a manter distância do Palácio do Planalto pela ala oposicionista. » » Além desses dois partidos, o fato de o PT ter dispensado o apoio a Antonio Brito (BA), do PSD, e a Elmar Nascimento (BA), do União Brasil, para presidir a Câmara, deixou as duas bancadas em modo de espera. Se não forem contempladas numa reforma ministerial, Lula dificilmente terá a metade dessas bancadas alinhadas ao governo. E ainda tem a guerra das emendas para temperar a relação do Palácio do Planalto com essas agremiações. A partir de fevereiro, a temperatura vai subir.

Sem refresco – O PT e seus aliados não terão sequer uma vice-presidência no Legislativo. Tanto a da Câmara quanto a do Senado caberão ao PL de Jair Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto. O Congresso assume, assim, seu perfil de centro-direita.

Arquivado inquérito contra sertanejo – A Justiça de Pernambuco arquivou, ontem, a investigação contra o cantor Gusttavo Lima por lavagem de dinheiro de jogos ilegais e associação criminosa. Ele teve a prisão preventiva decretada no inquérito, mas foi revogada antes de ser cumprida. Gusttavo era garoto-propaganda do site de apostas Vaidebet e investigado por transações suspeitas. A decisão também beneficia os empresários José André da Rocha Neto e Aislla Sabrina Truta Henriques Rocha, donos da Vaidebet; e Thiago Lima Rocha e Rayssa Ferreira Santana Rocha, donos da Zelu Brasil Facilitadora de Pagamentos. A juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal, arquivou o inquérito a pedido do Ministério Público, após três representações para encerrar o caso por falta de provas.

Bolsonaro troca defesa – O criminalista Celso Vilardi assumiu, ontem, a defesa de Jair Bolsonaro nos casos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado substitui Paulo Cunha Bueno, até então à frente da defesa e que, apesar da troca, continuará atuando na equipe que assessora o ex-presidente. Vilardi é especialista em teoria geral do processo, o que representa que buscará brechas formais para tentar melhorar a situação de Bolsonaro na Corte. Indiciado pela Polícia Federal (PF) pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, o ex-presidente aguarda uma denúncia considerada certa pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sob a acusação de conspiração contra o sistema democrático para se defender das imputações perante o Supremo.

Lula criticou Temer para desviar foco de gafe sobre amantes – A visita surpresa do presidente Luiz Inácio Lula (PT) da Silva à galeria de chefes de Estado no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (9), gerou novo mal-estar com o MDB, partido que tem três ministérios no governo. Ao se deparar com os retratos dos antecessores, Lula voltou a se referir ao impeachment de Dilma Rousseff (PT), que levou ao governo de Michel Temer (MDB), em 2016, como “golpe”. “A Dilma foi eleita, foi reeleita e depois sofreu um impeachment por um golpe. Depois esse aqui [Temer] não foi eleito, tomou posse em função do impeachment”, disse o presidente, que defendeu que a “história real” fosse contada na galeria. Para a cúpula emedebista, a fala de Lula foi uma tentativa de diversionismo. O presidente estaria tentando desviar o foco de uma frase dita por ele na quarta-feira (8), no ato de dois anos dos ataques à praça dos Três Poderes. O petista disse na ocasião que frequentemente as pessoas são mais apaixonadas pelas amantes do que pelas mulheres. O MDB é um partido dividido entre uma ala lulista e outra que tende à direita e se inclina para o campo bolsonarista.

Deep fake de Haddad sobre ‘imposto do cachorrinho de estimação – O ex-ministro e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) postou nesta quinta-feira (9) um vídeo deep fake do ministro Fernando Haddad (Fazenda) com informações falsas sobre novas taxações que estariam sendo planejadas pelo governo, como um “imposto do cachorrinho de estimação”. Em um tuíte, Terra, que ocupou a pasta da Cidadania no governo de Jair Bolsonaro, escreve: “Isso é verdadeiro? Ou é fake feito com inteligência artificial? É tão absurdo o que o Haddad está falando que prefiro acreditar ser fake….” No deep fake, feito com inteligência artificial, uma imagem do ministro diz que o plano do governo é taxar tudo. “Neste ano teremos imposto do cachorrinho de estimação. Se ele é da família, temos que arrecadar sobre ele também. É justo. Imposto pré-natal. Ficou grávida já tem que começar a pagar imposto para o hospital. Imposto das bets. Se perdeu, o prejuízo é seu, se ganhar o lucro é nosso. Mas é tudo para o bem do brasileiro, o nosso povo gosta de um imposto novo também né, todo mundo sabe. Imposto e Big Brother é a nossa paixão”, diz. Questionado sobre se tinha alguma manifestação sobre ter compartilhado o deep fake, o deputado respondeu: “Coloque o texto que postei, colocando em dúvida o vídeo.” À noite, Haddad publicou um vídeo desmentindo informações falsas sobre taxação. “Pessoal, está circulando uma fake news. Prejudica o debate público, prejudica a política, prejudica a democracia”, disse. “Única coisa verdadeira desse vídeo que está circulando é que, de fato, as empresas, os cassinos virtuais, chamadas bets, que são casas de apostas que lucram uma montanha de dinheiro, essas casas de aposta vão ter que pagar imposto devido como qualquer outra empresa instalada no Brasil. Fora isso, é tudo falso.”

Zulu é inocentado – O arquiteto Edvaldo Mendes Araújo, ex-presidente da Fundação Palmares, foi inocentado de processo a que respondia por suposta improbidade administrativa. A ação chegou a impedir Zulu Araújo, como é conhecido, de assumir um cargo no Ministério da Cultura. O processo foi instaurado em 2013, em decorrência da atuação de Araújo na Fundação Palmares, instituição que presidiu de 2007 a 2010. A sanção veio em setembro de 2015, por improbidade administrativa, com a proibição de nova investidura em cargo público. Em setembro do ano passado, ele foi inocentado pela Quarta Vara Cível do Distrito Federal em relação a um convênio firmado entre a Fundação Palmares e o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em Serra da Barriga (AL). “A decisão da Justiça do Distrito Federal é um alívio para quem sempre conduziu sua vida pública com lisura e responsabilidade”, disse Araújo. Ele é militante do Movimento Negro Brasileiro e era a primeira escolha da ministra para a secretaria-executiva. Araújo é mestre em Cultura e Sociedade e doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia.

Tá limpinho – A empresa Leiaute Comunicação e Propaganda, que tem entre os seus sócios o publicitário Sidônio Palmeira, futuro ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social) do governo Lula (PT), fez um acordo com o Ministério Público da Bahia para encerrar uma ação que apurava fraudes em contratos. A informação foi revelada nesta quinta-feira (9) pelo UOL e confirmada pela Folha. Procurada, a Leiaute afirmou que, ao longo do processo, comprovou que as alegações contidas no inquérito civil não tinham lastro probatório, demonstrando a correção da sua conduta na execução do contrato.

Mais bi – O bilionário Daniel Dantas, dono do banco Opportunity, ficará ainda mais rico a partir de abril. Esta é a previsão para que a venda de sua participação (48%) na Santos Brasil ao grupo francês CMA CGM seja aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O processo, apresentado em novembro de 2024, deve ser aprovado ainda no primeiro trimestre deste ano e, segundo pessoas envolvidas nas discussões, a expectativa é que Dantas receba R$ 4,5 bilhões. A compra foi anunciada no fim de setembro por R$ 6,3 bilhões, mas há descontos previstos na data definitiva de fechamento do contrato. O pagamento será à vista. A operação envolve oito terminais e o principal deles é o Tecon Santos, no porto de Santos, o maior da América Latina. A operação consagra um modelo de verticalização no porto de Santos, que obteve resistência da própria Santos Brasil. Representada pela Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), foram ao Cade para reclamar que armadores estariam privilegiavam seus próprios terminais. O sistema vertical, em que os armadores (operadores de navios) também controlam os terminais é um padrão no mundo e, segundo análise de técnicos do TCU (Tribunal de Contas da União), é o que oferece os melhores preços para os donos das cargas –commodities, especialmente— no porto de Santos.

Governo foca na pauta econômica – Governo prioriza pauta econômica, deixando de lado projetos militares e ambientais no Congresso. Propostas enfrentam resistência e avaliação é de não queimar capital político. Projetos emperados incluem entrada de militares na política, aumento de penas para crimes ambientais e propostas antigolpe. Prioridades para 2025 incluem PEC da Segurança Pública e aumento da faixa de isenção do imposto de renda.

‘Repugnante’- A ministra Anielle Franco reage indignada após vice-presidente do PT posar com família dos Brazão, acusados de envolvimento na morte de Marielle Franco. Gleisi Hoffmann também critica a postura do dirigente. Quaquá defende inocência dos irmãos e gera polêmica.

8 de 13 entidades com emendas bloqueadas por são ligadas a universidades públicas – Oito fundações ligadas a universidades públicas estão entre as 13 entidades que sofreram bloqueio de repasses de emendas parlamentares a partir de uma decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última semana. A determinação do magistrado ocorreu após um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontar que essas organizações não dão transparência adequada às informações sobre o uso dos recursos públicos.Estão na lista fundações que gerenciam verbas para pesquisas nas seguintes universidades: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Acre (UFAC). Ainda constam da relação outras duas organizações que operam hospitais filantrópicos, duas que promovem projetos sociais em parceria com ministérios, governos e prefeituras, e uma ligada à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Servidores do TJ-MT ganham mais que o triplo dos ministros do STF – Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso em cargos de direção ou coordenação ganharam mais de R$ 100 mil por mês em dezembro, ou seja, quase o triplo do que recebem os ministros do Supremo Tribunal Federal. O subsídio de um ministro é, oficialmente, R$ 44 mil brutos, teto do funcionalismo, ou cerca de R$ 32 mil, descontado imposto na fonte. O Estadão mapeou os salários de mais de 5 mil servidores da Corte estadual no segundo semestre de 2024. Nesse período, funcionários administrativos, como analistas e técnicos judiciários, receberam até R$ 70 mil líquidos em um mês. O maior valor registrado em holerites em dezembro bateu em R$ 106 mil. Executivos de importantes corporações recebem no topo da carreira entre R$ 41 mil e R$ 84 mil, a depender a área de atuação (finanças e contabilidade, tecnologia, mercado financeiro, marketing, jurídico), segundo dados da Robert Half. Depois de ter sido procurado pela reportagem do Estadão para Comentar os dados, o Tribunal informou que seu presidente, desembargador José Zuquim Nogueira, resolveu instaurar uma comissão especial para “apuração dos fatos relacionados ao tema”.

10-01 XP News

Bom dia,

🔴 Mercados em baixa às 5h45 de Brasília: S&P -0.21%, Dow Jones -0.04%, Nasdaq -0.38% e o índice europeu STOXX600 -0.02%.

🇺🇸 NÃO VAI DESCER, NÃO VAI DESCER: O mercado não espera um corte de taxa do banco central americano em sua próxima reunião no final deste mês, precificando apenas cerca de 7% de chance de um corte de um quarto de ponto.

🇺🇸 TAXA 10 ANOS: O rendimento do título de 10 anos ficou quase estável, em 4,691%, enquanto o rendimento do título de 2 anos ficou cerca de 2,5 pontos-base mais baixo, em 4,268%. Na quarta-feira, os rendimentos do Tesouro atingiram 4,7%, seu nível mais alto desde abril.

🇺🇸 ATIVIDADE FORTE: Wall Street se prepara para a divulgação do índice de folhas de pagamento não agrícolas de dezembro, às 8h30 ET. Economistas esperam um aumento de 155.000, menos do que os 227.000 de novembro. Além disso, a taxa de desemprego deve permanecer em 4,2%.

🇧🇷 JUROS & CÂMBIO: Em dia com pregão reduzido no mercado americano, os ativos brasileiros desempenharam bem, com o real apreciando 1,1%, a R$ 6,04, a taxa de 10 anos caindo 5 bps, a 14,78%, e a NTN-B longa recuando 2 bps, pagando inflação + 7,34%.

Valor – Governo dá 24 horas para Facebook remover vídeo falso com Haddad
A Advocacia-Geral da União enviou ao Facebook Brasil notificação extrajudicial para remover um vídeo adulterado por Inteligência Artificial. No vídeo, aparece Haddad dizendo que “vai taxar tudo” ao criar impostos sobre animais de estimação, pré-natal e bets.

Folha – Haddad desmente ‘imposto do cachorrinho’ após vídeo falso feito com IA
“Imposto sobre Pix, mentira. Imposto sobre quem compra dólar, mentira. Imposto sobre quem tem um animal de estimação, mentira. Pessoal, vamos prestar atenção, está circulando uma fake news”.

Estadão – Renegociação da dívida dos Estados: tudo que afeta a meta fiscal será vetado, diz Haddad
Ministro afirmou que o presidente Lula usará todo o prazo, até a segunda-feira, para sancionar o projeto de lei, que cria um novo regime de negociação das dívidas dos Estados com a União.

O Globo – IBGE divulga hoje inflação de 2024 e Galípolo deve apresentar carta a Haddad justificando estouro da meta
A previsão do BC e de analistas é de 4,9%. O centro da meta é de 3% no acumulado entre janeiro e dezembro, com tolerância de 1,5 ponto para cima ou para baixo.

G1 – Conselho aprova aumento no teto de juros do consignado para o INSS pela 1ª vez no governo Lula
Limite para os juros no empréstimo com desconto na folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS, que vinha caindo desde o começo do governo, vai subir de 1,68% ao mês para 1,80%.

Valor – Reforma ‘pontual’ no Ministério de Lula deve sair antes do dia 21
Ministro da Casa Civil afirma que trocas na Esplanada ocorrerão antes de reunião ministerial; PSD da Câmara pode ser contemplado.

Estadão – Vendas no comércio recuam 0,4% em novembro ante outubro, aponta IBGE
Queda foi mais intensa do que os analistas estimavam; na comparação com novembro de 2023, vendas do varejo tiveram alta de 4,7%.

Folha – Governo de SP anuncia trajeto da 3ª pista da Imigrantes, que promete desafogar porto de Santos
Novo trecho de 21 km prevê maior túnel do Brasil e uma inclinação menor que a atual via de descida, possibilitando o tráfego de veículos pesados no sentido litoral paulista.

O Globo – Leilões de concessões na B3 batem recorde e contratam R$ 186 bilhões em investimentos
Em 2024, foram feitos 64 leilões e concedidos à iniciativa privada 83 ativos públicos, com destaque para rodovias.

Valor – Fundos de infraestrutura têm 2024 forte
Até o fim de novembro, a captação líquida foi de 109,5 bilhões, segundo a Anbima; em todo o ano de 2023 a entrada de recursos foi de R$ 13,8 bilhões, ante R$ 8,2 bilhões no ano anterior.

UOL – 2024 é o ano mais quente já registrado e primeiro a superar limite de 1,5ºC
A temperatura média global foi de 15,10°C, ou 1,6°C acima do período pré-industrial, afirmou o observatório europeu Copernicus. Isso faz de 2024 o primeiro ano a romper a barreira de 1,5ºC estabelecida no Acordo de Paris.

O Globo – Oposição diz que María Corina foi presa na véspera da posse de Maduro, e ditadura nega
Após participar de manifestação, a líder opositora, segundo informações divulgadas por meios de comunicação, jornalistas locais e pessoas ligadas à oposição, foi cercada por agentes do regime e retida por pouco tempo. Nesse período, foi obrigada a gravar vídeos, dizendo estar “bem e a salvo”. Essas versões foram negadas pelo ministro do Interior, Diosdado Cabello.