qua, 8 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

A verdadeira ameaça à Democracia

Em 8 de janeiro de 2023, um episódio de depredações e invasões nos principais edifícios dos três poderes em Brasília foi imediatamente rotulado pelo governo Lula como uma tentativa de golpe de Estado.

Ao transformar essa data em uma celebração, o governo tenta construir uma narrativa oportunista de “ameaça à democracia”. Esse discurso distorcido serve para justificar o cerceamento da liberdade de expressão, a criminalização de civis e a prisão sem julgamento, incluindo idosos.

Uma narrativa contraditória e seletiva, vale ressaltar. Como pode um governo que se autointitula defensor da democracia apoiar regimes autoritários como o de Nicolás Maduro, cuja reeleição é amplamente questionada? Esse falso discurso de defesa da democracia tem como único objetivo deslegitimar quem se opõe ao governo e espalhar a ideia de que o Brasil corre o risco de ser governado por ‘antidemocratas’.

O episódio de 8 de janeiro não pode mais ser usado como pretexto para silenciar vozes dissidentes. Em nome da defesa da “democracia deles”, o governo viola direitos fundamentais e transforma civis em prisioneiros políticos, muitos deles sem sequer terem sido julgados ou condenados. O Estado de Direito está sendo distorcido, com prisões arbitrárias que ferem as garantias constitucionais.

O governo Lula precisa parar de insistir na falácia do golpe e encarar a realidade: os verdadeiros democratas defendem a justiça e a liberdade, não narrativas escancaradamente forjadas. A libertação imediata dos presos políticos do 8 de janeiro é uma medida urgente e inadiável para restaurar a credibilidade da democracia brasileira. Não há democracia verdadeira onde há injustiça, abuso de poder e falta de transparência nos processos judiciais. O governo deve escolher entre seguir com sua narrativa vazia de golpe ou cumprir sua obrigação de garantir os direitos fundamentais de todos os cidadãos.

Luciano Zucco
Deputado Federal (PL-RS) – líder da oposição na Câmara

Inicia nueva campaña de vacunación contra el COVID-19

La inmunización será con la vacuna de Pfizer y tendrá como objetivo a los grupos de riesgo El Ministerio de salud Pública (MSP) comenzará el lunes 13 de enero una nueva instancia de vacunación contra el SARS-CoV-2, virus causante de la enfermedad covid-19, que desatara una pandemia en el comienzo de la corriente década. El fármaco utilizado será el Comirnaty

Hombre de 47 años de edad es buscado en Rivera

Las autoridades policiales una vez más solicitan la colaboración de la población en general, en esta oportunidad para poder dar con el paradero de un hombre de 47 años que desde principio de año falta de su hogar. Según información periodística que posee A Plateia en español, la persona buscada es, Luis Antonio Miranda Fleitas, quien falta de su casa