qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Prefeitura assina ordem de início das obras do Restaurante Popular

Informação foi confirmada pela Secretária de Assistência e Inclusão Social
O antigo Refeitório Público Municipal será reformado para o receber o restaurante

Uma reivindicação antiga de diversas gestões sobre segurança alimentar em Sant’Ana do Livramento deve ganhar novos rumos em breve. Nesta semana, a Prefeitura confirmou a assinatura do documento que autoriza o início das obras do Restaurante Popular do município. A informação foi confirmada pela Secretaria de Assistência e Inclusão Social (SMAIS).

No anúncio publicado nas redes sociais da Prefeitura, a secretária Maria Dreckner afirma que hoje Sant’Ana do Livramento faz parte das maiores discussões sobre segurança alimentar do país.

“Nós estamos nos incluindo neste contexto oferecendo um restaurante popular para nossa comunidade. A assistência entrega parte do plano de governo da Delegada Ana Tarouco e eu saio muito feliz, sabendo que concluí todo esse processo. Damos início a um momento histórico, um novo momento para nossa população vulnerável”, afirma Dreckner.

O projeto é uma parceria com a Secretaria de Planejamento. Conforme o secretário Paulo Ecotend, à frente da pasta, obstáculos como captação de “recursos e licitações desertas” foram desafios enfrentados na busca por melhores condições alimentares para os santanenses. “Hoje transformamos em realidade para as pessoas socialmente mais atingidas, para que haja este recurso disponível a partir do ano que vem para construção do restaurante”, disse.

Ainda conforme o anúncio, a obra possui um investimento aproximado de R$ 450 mil em recursos próprios do município. A previsão é de que a construção seja concluída em 365 dias, ou seja, um ano.

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse

Senador General Hamilton Mourão via X (antigo Twitter)

“Lula e o PT passaram a vida criticando os efeitos “nocivos” do livre comércio, da globalização e do Consenso de Washington. Agora passaram a atacar o tarifaço de Trump sob o argumento de que sabota o sistema multilateral de comércio e as cadeias globais de produção. Eles tem que decidir o que são, protecionistas ou adeptos do liberalismo econômico. Difícil,