qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Acontece nesta terça-feira (10), a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA)

O evento será realizado no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho (Associação e Sindicato Rural), na Avenida Almirante Saldanha da Gama, nº1310 – Prado, das 8h às 17h30

A conferência está sob a orientação da Comissão Organizadora Municipal e tem como objetivo principal analisar, propor e deliberar propostas relacionadas à emergência climática, em conformidade com a Política Nacional sobre Mudança do Clima. As discussões servirão de base para a elaboração de propostas que serão apresentadas na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, marcada para março de 2025.

A convite do Sindicato Rural de Livramento, o vice-presidente da FARSUL (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul) Domingos Velho Lopes e a Coordenadora da Comissão de Meio Ambiente da entidade, Paula Hofmeister, estarão participando do evento como debatedores.

Recentemente, Domingos integrou a comitiva da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) que participou da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2024 – COP 29, que aconteceu de 11 a 22 de novembro de 2024, em Baku, no Azerbaijão.

No evento, a CNA buscou reforçar seu compromisso com o fortalecimento da agricultura de baixo carbono, orientada pelo Plano ABC+ como base para as ações que o setor agropecuário adotará para alcançar a NDC do Brasil. Também busca promover a sustentabilidade do Agro Brasileiro, procurando mostrar como a agricultura nacional contribui para garantir a segurança alimentar, energética e climática em todo o mundo.

Domingos Velho Lopes é engenheiro agrônomo e produtor rural em Mostardas e Palmares do Sul, diretor vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul) e coordenador da comissão do Meio Ambiente da entidade.
Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Domingos foi presidente do Sindicato Rural de Mostardas e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Médio. É membro do Conselho de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e vice-presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA.
Paula Hofmeister – Coordenadora da Comissão de Meio Ambiente da FARSUL é Engenheira Ambiental e Sanitarista formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pós-graduada em Direito Ambiental e Sustentabilidade pela PUC/RS e produtora rural no município de Pedras Altas/RS. Em 2019 participou do programa CNA Jovem, onde desenvolveu habilidades de liderança e desenvolvimento pessoal, como destaque teve a oportunidade de integrar uma Missão Técnica ao Vale do Silício na Califórnia/EUA.

“Em 2020 fui convidada para integrar a equipe do Departamento Desenvolvimento Sustentável da FARSUL, como Analista Ambiental. Já em 2022 atuei na Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, na oportunidade fui Gestora de Programas e integrei a Missão Técnica do Governo do RS para Israel e a COP27 no Egito. Atualmente atuo na Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – FARSUL, como Assessora Ambiental, com atividades nos mais diversos temas envolvendo agronegócio e meio ambiente, ainda com atuação no Conselho Estadual de Meio Ambiente, Câmaras Técnicas e Comissões Nacionais”.

Oportunidade à vista

As vagas de estágio na Secretaria de Assistência Social são para visitador e monitor

Por Vereador Zuco: Coletiva de Imprensa (PL, Oposição e Minoria)

Convidamos a todos os parlamentares do PL, Oposição e Minoria para coletiva de imprensa. Detalhes abaixo: 📝 Pauta: ANISTIA. 🗓 Dia: 02/04 ⏰ Horário: 15h 📍 Local: Salão Verde da Câmara dos Deputados. Contamos com a presença de todos! O Brasil quer ANISTIA aos presos políticos! Dia 06/04 às 14h na Avenida Paulista, vamos fazer a maior manifestação da história

Treinador de Livramento acompanha jovens atletas no Roland Garros Junior Series

O treinador Bruno Savi, de Sant’Ana do Livramento, viajou para São Paulo, nesta semana, para acompanhar os tenistas Leonardo Storck e Carlos Eduardo Lino na disputa do Garros Junior Series. O torneio garante ao campeão uma vaga para competir na versão juvenil de Roland Garros, em Paris. Savi atua como Travel Coach Rio Tênis e também dirige a Escola de