O Autódromo Eduardo P. Cabrera volta a colocar na Fronteira no Circuito dos grandes eventos Internacionais de automobilismo. A etapa Mercosul da Copa Truck mais uma vez da evidência para a estrutura que o circuito riverense proporciona para sediar grandes evento e projeta a Fronteira Livramento nacionalmente já que o evento teste final de semana tem transmissão ao vivo pelo canal Sport TV 2. Apesar do processo eleitoral no lado brasileiro o evento espera por um grande público neste final de semana para prestigiar não apenas as baterias dos gigantes da Copa Truck e Mercedes Challenge, como todas as demais atrações preparadas para um final de semana de velocidade na Fronteira. Dentro da pista a etapa promete ser intensa e disputada, encerrando a programação internacional da Copa Truck, que antes passou por Buenos Aires, na Argentina. A etapa é decisiva para algumas equipes o que garante a emoção e briga por pódio e pontos na pista. Todo esta apostos para que o evento seja um sucesso e falta apenas o público reafirmar sua paixão pela velocidade e comparecer ao autódromo, provando aos promotores da Copa Truck a escolha da Fronteira para sediar o evento nunca foi tão acertada.
Hora da decisão dentro da pista
Autódromo Eduardo P. Cabrera define três finalistas para a Grande Final da temporada 2018 que acontece em dezembro; Giaffone lidera e vê outros cinco no seu encalço: Cirino, Monteiro, Dirani, Marques e Totti.
Depois de duas corridas memoráveis em Buenos Aires, a Copa Truck chega ao Uruguai para duas corridas inéditas que decidem a Copa Mercosul e definem mais três nomes para a Grande Final que acontece em dezembro, em Curitiba (PR).
O campeonato segue aberto, com Felipe Giaffone liderando a disputa somando 40 pontos, apenas nove à frente de Wellington Cirino. Com 30 pontos está Beto Monteiro, seguido de perto por Danilo Dirani, André Marques e Leandro Totti. Desses seis, Giaffone, Cirino e Marques já estão classificados para a finalíssima.
“Essa é minha última chance de conseguir uma vaga na final, mas com muito otimismo, graças ao desempenho que tive em Buenos Aires. Espero tentar não só a vaga como tentar ganhar a Copa Mercosul. Estou animado”, conta Beto Monteiro, que ressaltou o fato de estar fora da briga do “top 3” na decisão da Copa Sudeste, que acontece após Rivera, em Curvelo, no dia 28 deste mês.
Cirino tenta vencer de novo em Rivera
Quem está sem chances na Copa Sudeste, mas garantido na decisão é Felipe Giaffone, que pretende ser o primeiro bicampeão do ano e somar mais pontos extras para a decisão: “É uma pista que não conheço, e faz tempo que isso não acontece comigo! Teve um pessoalzinho que conheceu antes e tem uma vantagem. E vou tentar fazer uma corrida com o olho no título e não na vitória, para chegar forte na final em Curitiba. Terei um restritor de potência e vamos correr fazendo contas”, analisa Giaffone.
Um dos poucos a ter corrido no autódromo Eduardo P. Cabrera, Cirino tem como novidade a troca de cores de seu caminhão: do laranja para o dourado. “Ficou lindão! Meu desejo é que essa cor do caminhão também seja a cor do troféu que irei receber no fim da etapa em Rivera”, comenta o paranaense; quem vai tentar se aproveitar da experiência de Cirino na pista é seu companheiro André Marques. “Queremos mais pontos para a final, para os dois caminhões”, destaca o piloto e chefe da equipe AM Motorsport.
Débora: Musa dentro e fora da pista
Ela é a grande estrela da companhia. A piloto Débora Rodrigues acelera seu possante na pista mas fora dela é a maior divulgadora da Copa Truck. Mulher de muitos papeis na vida ela é sempre atração por onde passa e usa esta exposição público através dos convites da mídia para divulgar a categoria mostrando a paixão familiares pelos caminhões, que ela divide com o marido que também piloto e parceiro das pistas.
Disputa também segue aberta no Mercedes-Benz Challenge”Cheguei na segunda-feira e estou encantada com toda essa recepção e envolvimento da cidade com o evento. Todos nas ruas nos reconhecem e já ganhei até presente! O autódromo está ficando lindo e esse traçado é maravilhoso! Estou muito animada para o evento do fim de semana”, afirma Débora Rodrigues, a primeira piloto a chegar na cidade e a mais requisitada pela mídia local.
Mercedes-Benz Challenge com bons grids para etapa de Rivera
Categoria dos caminhões leva 19 brutos para decisão da Copa Mercosul; Já o MBC competirá com 24 carros divididos em duas classes.
A confirmação dos pilotos inscritos para as etapas da Copa Truck e do Mercedes-Benz Challenge em Rivera dão uma amostra da quantidade de emoções que aguarda o público no domingo. São 44 pilotos na pista, divididos entre 19 nos brutos e 24 nos elegantes modelos CLA 45 AMG e C250 que formam o grid do MBC.
Na Copa Truck, por conta de ser uma turnê internacional, os inscritos são os mesmos da última etapa em Buenos Aires – incluíndo a presença de Renato Martins no lugar de Djalma Fogaça, como aconteceu na Argentina – , com sete marcas envolvidas e a decisão da Copa Mercosul tendo os seis primeiros com chances reais de campeonato.
Com duas corridas restantes em Rivera para a decisão da Copa Mercosul, Felipe Giaffone lidera a disputa com 40 pontos, apenas nove à frente de Wellington Cirino. Com 30 pontos está Beto Monteiro, seguido de perto por Danilo Dirani, André Marques e Leandro Totti. Desses seis, Giaffone, Cirino e Marques já estão classificados para a finalíssima.
Já o Mercedes-Benz Challenge, que tem na mesma corrida quatro campeonatos divididos em duas classes, serão 15 pilotos na classe CLA AMG e nove na C250. A primeira prova internacional da categoria tem como destaque a disputa tripla entre Raijan Mascarello (70 pontos), Roger Sandoval (68) e Adriano Rabelo (66) pela liderança da CLA AMG Cup. Já na divisão C250, André Moraes vem de três vitórias seguidas e está cada vez mais perto do líder Peter Gottschalk. Empatado com Flavio Andrade em 67 pontos, André está apenas 15 de Gottschalk.
Atrações extra-pista são destaques na programação
Atrações extra-pista são destaques na programação
Seguindo seu conceito de não ser apenas um campeonato de caminhões, mas também um evento para toda a família, a Copa Truck divulgou a lista de atrações extra-pista para a etapa de Rivera, no Uruguai, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro.
Além da visitação no sábado para todos os detentores de ingressos, do boné exclusivo que todos que compraram ingressos retiram na entrada, da estrutura completa para crianças e família na Arena Nação Truck e da abertura dos portões para o público acompanhar o pódio, a Copa Truck terá pela primeira vez em sua programação um show de Dragsters americanos. “Estamos preparando um grande show para o público uruguaio, não será só as corridas. Queremos proporcionar o melhor evento possível”, comenta Carlos Col, diretor geral da Mais Brasil, organizadora da Copa Truck.
Com mais de 1000 cavalos de potência e capazes de ultrapassar os 400 km/h, os dragsters farão exibições exclusivas no dia do evento e teremos também o Desafio dos Brutos, uma competição de arrancada entre pilotos e seus caminhões de competição. Por fim, o tradicional Desfile dos Pilotos antes da corrida deixará todos de turbinas aquecidas para a largada, que acontece às 13h com transmissão ao vivo no canal SporTV 2.
Internet de alta qualidade
Tão veloz quanto os carros e trucks na pista será a internet no autódromo. O provedor A Platéia assumiu a responsabilidade de fornecer a internet em todos os setores do circuito, atendendo tanto a organização, boxes e público.
Ingressos
Quem ainda não garantiu seu ingresso ainda pode procurá-lo nos pontos de venda neste sábado. Os locais de venda são; Shopping Ziñeriz,Video Cable Rivera, Motopartes JR,
Galpón Parillada, Stilo Papeleria. Em Santana do Livramento os ingressos são encontrados na, M3 Embalagens e Jornal A Platéia.
Votar antes ou depois da prova?
Para os santanenses que se prepararam para atravessar a Fronteira para prestigiar a Copa Truck no Eduardo P. Cabrera está dúvida persiste. Mas qualquer uma das opções é possível. Quem optar em primeiro cumprir com o dever com a Justiça Eleitoral para depois dirigir-se ao autódromo terá entre as 8h e 10h para votar, pois a primeira prova oficial, a bateria da Mercedes Challenge ocorre as 10h30min. Como o interior do autódromo será aberto para os acampamentos e os churrascos em meio a programação da prova, será possível fazer da etapa da Copa Truck uma programa de família. Mas também será possível prestigiar o evento, que terá sua programação (incluindo premiação) até as 15h e depois voltar a Livramento a comparecer na zona eleitoral para votar. A eleição, portanto é não serve como desculpa para que os santanenses reforcem a grande presença de público aguardada no autódromo riverense.
Atração extra
A Copa Truck não resume apenas as corridas. Outras atrações recheiam a programação neste dois últimos dias do evento que também são imperdíveis. Uma delas certamente quebrará o recorde de velocidade da pista. Nenhum outro veículo de quatro rodas no mundo bate a velocidade do dragster, que será um atrativo extra durante a Copa Truck em Rivera.
O Dragster é um verdadeiro fenômeno em desempenho, pois é possui 8.000 cv que é capaz de chegar aos 100 km/h em sobrenaturais 0,4 s e a 160 km/h em ridículos 0,8 s – um F1 leva quatro segundos para chegar aos 160 km/h. O carro pode atingir 400 km/h ao final da reta. Com este desempenho fica difícil de se contestar a violência absoluta dos dragsters.
Sexta feira foi dia de conhecer o traçado
Para os pilotos a exta-feira foi o dia mais aguardado na Copa Truck Uruguai. No primeiro dia oficial da programação os pilotos enfim puderam rodar na pista e começar a conhecer o traçado, inédito para a grande maioria deles.
O traçado de 3.080 metros do Autódromo Eduardo P. Cabrera, em Rivera, foi uma novidade para grande parte dos pilotos da categoria que faz sua primeira temporada com provas no exterior. Por isso os primeiros treinos serviram muito mais para adaptação.
Wellington Cirino quer tirar proveito justamente deste fator. Vencedor da única prova de caminhões já disputada em Rivera, ele aposta no conhecimento da pista para conquistar os pontos necessários para erguer o troféu dourado no domingo.
“Existem alguns pontos importantes que podem ser explorados e o fato de já ter corrido aqui, certamente, é um deles. Mas os pilotos são bastante experientes e devem se adaptar rapidamente”, comentou o piloto do caminhão 6 que estreia o lay-out dourado a partir desta etapa.
André Marques é quem mais pretende se aproveitar da experiência de Cirino para “pegar a manha” do traçado.
“Acredito que essa adaptação vai ser facilitada com o conhecimento que o Cirino tem da pista. Vou andar na cola dele nos primeiros treinos para acelerar o processo”, avalia Marques.
A programação de treinos da Copa Truck foi aberta às 13h15, com a sessão livre. Depois, aconteceu o segundo treino às 15h40. Os treinos oficiais para formação de grid ocorrem no mesmo horário no sábado.
Confira a programação completa do fim de semana: