ter, 4 de fevereiro de 2025

Variedades Digital | 01 e 02.02.25

Invest RS inicia as atividades presenciais nesta quarta-feira (4/12)

Secretário de Desenvolvimento Econômico Ernani Polo visitou a agência de desenvolvimento gaúcha no primeiro de trabalho
Por Ascom/Sedec

A Invest RS, Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, começou as atividades presenciais nesta quarta- feira (4/12), no escritório localizado no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre.

Para celebrar o início dessa nova fase da agência, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, esteve no local para cumprimentar o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, e equipe. Recentemente, Polo e Prikladnicki estiveram juntos na missão oficial do governo do Estado à Àsia, onde a agência realizou suas primeiras atividades já em territórios estrangeiros,com  agendas no Japão e na China, visando atração de investimentos.

Em visita ao espaço, o secretário da pasta e o presidente da Invest RS realizaram um balanço das principais demandas prospectadas na missão à Ásia, já localizando quais iniciativas devem prosperar para seguir com tratativas junto aos países asiáticos. Também conversaram sobre este início das atividades da agência, já com quadro de pessoal em atuação e sobre projeção e planejamento das ações para 2025.

“Foi um encontro muito produtivo, onde atualizamos os principais pontos de interesse para atração de investimentos para o RS que verificamos na missão à Ásia. Terminamos o ano com este grande avanço que é a implementação da agência de desenvolvimento, que surge também no mesmo momento do lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Estado. Tenho convicção que 2025 será de muitas realizações para a Invest RS e, neste sentido, trabalharemos com a Invest sempre juntos, visando alavancar a atração de investimentos para o Rio Grande do Sul”, avalia o secretário Ernani Polo.

“A Invest RS existe para que deixe um legado de transformação para o Rio Grande do Sul. Temos um potencial imenso e iremos pensar grande, construindo alternativas com ousadia, ambição e responsabilidade”, disse Prikladnicki.

Sobre a agência

A Invest RS, Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico do Estado por meio da atração de investimentos e da promoção comercial, em cooperação com o poder público, entidades e sociedade.

Criada pela Lei 16.076/2023 como um Serviço Social Autônomo, a agência é uma entidade de direito privado que atua seguindo as regras e os padrões do mercado, da mesma forma que outras entidades similares no Brasil. O seu modelo permite aliar agilidade na tomada de decisão com flexibilidade em contratações e remunerações, além de proporcionar segurança em financiamentos.

Inspirada nos melhores exemplos de agências de desenvolvimento no mundo, a Invest RS é uma iniciativa para transformar a realidade econômica do Rio Grande do Sul, posicionando o Estado como um player competitivo no cenário internacional, impulsionando as empresas locais e melhorando o ambiente de negócios, para que ele se torne atrativo para novos investimentos.

As ações da Invest RS serão orientadas pelo Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, priorizando os setores estratégicos para impulsionar o crescimento do Estado. A sua atuação está alinhada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e demais órgãos responsáveis pelas políticas públicas de desenvolvimento.

Livramento deverá decretar emergência nos próximos dias, por conta da estiagem

Livramento deverá decretar emergência nos próximos dias por conta da estiagem Na manhã terça-feira (4), o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ademir Pacheco, confirmou durante entrevista ao programa Jornal da Manhã, da Rádio RCC FM 95.3, que entre hoje e amanhã o município irá decretar situação de emergência por conta da estiagem. Segundo ele, o fato mais grave é a

Deputado Afonso Hamm defende reabertura da Usina de Candiota

O impacto do fechamento da fase 3 da Usina Termoelétrica de Candiota tem gerado preocupação em toda região, já que coloca em risco mais de sete mil empregos, impactando negativamente na economia e na segurança energética. O assunto foi abordado na sexta-feira, dia 31 de janeiro, durante reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), na 41ª Feira e

41ª Feovelha movimenta mais de R$ 1,2 milhão de vendas no Parque Charrua

A qualidade dos animais em pista nos remates e julgamentos e a presença expositores comercializando diversos produtos foram ponto alto da 41ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), que encerrou no domingo, dia 02 de fevereiro. O presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Paulinho Alves e a coordenadora da edição de 2025, Vivi Alves avaliam de forma positiva