qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

TCE-RS e DAER realizam reunião para integrar sistemas de fiscalização

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) realizaram reunião estratégica para tratar da integração de sistemas para alimentação dos módulos LicitaCon Contratos e LicitaCon Obras,na última terça-feira (26). A ferramenta é essencial para o acompanhamento e fiscalização das obras públicas no Estado.

O objetivo do encontro foi debater e alinhar processos que permitam maior eficiência na comunicação entre os sistemas utilizados pelas duas instituições. A integração do LicitaCon visa garantir mais agilidade, transparência e segurança no envio e análise das informações relacionadas a obras públicas.

De acordo com Clauber Bridi, auditor de controle e externo e gerente do LicitaCon Obras, essa integração é muito importante, pois irá possibilitar uma atuação mais eficiente da auditoria, além de aumentar a transparência das obras rodoviárias do Estado, com a divulgação das informações da execução contratual no LicitaCon Obras Cidadão.

O encontro contou com a participação dos auditores de controle externo do TCE-RS Álvaro Malheiros, Maurício Dias, Clauber Bridi, Marilucia De Ross Moser e Felipe Hobaica. Pelo DAER, estiveram presentes Andrea Schopf, representando a gestão do órgão, e uma equipe de analistas de sistemas da empresa responsável pela implantação do novo sistema de gestão do DAER.

Emily Vieira – Assessoria de Comunicação

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse

Senador General Hamilton Mourão via X (antigo Twitter)

“Lula e o PT passaram a vida criticando os efeitos “nocivos” do livre comércio, da globalização e do Consenso de Washington. Agora passaram a atacar o tarifaço de Trump sob o argumento de que sabota o sistema multilateral de comércio e as cadeias globais de produção. Eles tem que decidir o que são, protecionistas ou adeptos do liberalismo econômico. Difícil,