Já que o assunto é “Organização Financeira”, você já pensou sobre o tema em relação a sua aposentadoria? Ou você apenas contribui para a Previdência Social e espera um dia se aposentar?
A aposentadoria representa uma fase importante da vida, marcada, para alguns, pela saída do mercado de trabalho e pelo aproveitamento de uma rotina mais tranquila, e para outros, pela continuidade no mercado de trabalho, porém “puxando o freio”, de forma menos acelerada. Contudo, alcançar uma aposentadoria financeiramente segura exige planejamento previdenciário prévio, o qual, quanto antes iniciado, mais eficaz será.
É bem verdade que a legislação previdenciária sofreu alterações ao longo dos anos. E, ainda, que existem outras opções, como planos de previdência privada, renda fixa, fundos de investimento etc. No entanto, se você exerce atividade laborativa, a sua contribuição para a Previdência Social é obrigatória, e não planejar a sua aposentadoria apenas lhe trará uma pior qualidade de vida em um dos momentos mais importantes dela: em sua velhice.
Ademais, a falta de planejamento previdenciário pode levar à concessão de uma aposentadoria com renda mensal inferior à devida. Será que você está considerando, como tempo de contribuição, todas as possibilidades? Ainda, um planejamento inadequado pode ocasionar até mesmo gasto desnecessário. Será que vale a pena aumentar o recolhimento previdenciário? Você está efetuando o recolhimento na alíquota correta? Há como efetuar recolhimento retroativo ou indenização de períodos?
Mas afinal, o que é o planejamento previdenciário? Esse nada mais é que uma ferramenta que possibilita organizar e programar previamente a aposentadoria, mediante um estudo detalhado do histórico contributivo do segurado, verificando-se estratégias para o melhor momento para requerer o benefício, com a melhor renda possível.
E quem acredita que essa organização apenas é possível para grandes empresários, engana-se. Todo aquele que ingressa no mercado de trabalho e inicia o recolhimento previdenciário deveria se preparar para o futuro, evitando, assim, prejuízos financeiros.
Começar o planejamento previdenciário cedo e com a ajuda de um profissional qualificado e especializado é a melhor forma de garantir uma aposentadoria tranquila e bem planejada, aproveitando todos os direitos previstos na legislação.
Matéria escrita pela advogada Manuela Sanches (OAB/RS 86.329) – escritório de advocacia Manuela Sanches, Consultoria e Advocacia Previdenciária.
e-mail [email protected]