Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em escala global, uma em cada seis mortes são relacionadas a essa doença. O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo. Entretanto, alguns órgãos são mais afetados do que outros; e cada órgão, por sua vez, pode ser acometido por tipos diferenciados de tumor, mais ou menos agressivos.
Diante desse cenário, o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro, é uma data importante para refletirmos sobre a prevenção e necessidade de diagnóstico precoce da doença.
O INCA (Instituto Nacional de Combate ao Câncer) indica 12 hábitos que podem prevenir alguns tipos da doença: não fumar, ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividades físicas, amamentar, exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos, vacina contra HPV, vacina contra hepatite B, evitar comer carne processada, evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, e evitar exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.
É importante destacar a importância de não se automedicar e se houver sintomas ou indicativos da doença, procurar um acompanhamento médico para diagnósticos certos e tratamentos, também deve-se manter uma rotina de consultas médicas regulares.
Confira no facebook do Jornal A Plateia a entrevista com Vanilda Gomes, que luta contra um raro tipo de Câncer.