O deputado Rodrigo Lorenzoni se manifestou durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira, sobre o indiciamento do deputado federal Marcel van Hattem, pela Polícia Federal, após pronunciamento na Câmara Federal, ontem.
“Eu não quero nem entrar no mérito daquilo que o deputado Marcel levou à tribuna, em que pese concordar com as suas preocupações. Mas o que nós estamos vendo é mais um desrespeito às instituições, à democracia e a nossa Constituição”, disse o deputado líder da bancada do PL. E lembrou que o Artigo 53 da Constituição do Brasil estabelece que deputados e senadores são invioláveis civil e penalmente por quaisquer de suas opiniões, palavras ou votos. “E por que o constituinte, zelosamente, se preocupou em gravar na Carta Magna esta expressão? Para facultar, justamente aos deputados, que são legítimos representantes da população, o poder de manifestar aquilo que, talvez, um cidadão comum não possa fazer, ou levar adiante uma denúncia, como o deputado Marcel Van Hattem levou e que o cidadão comum poderia ter dificuldades de fazer”.
Rodrigo se solidarizou com o deputado Van Hattem, afirmando que “a tribuna é a última trincheira de garantia da liberdade de expressão e da nossa democracia”. E, além de repudiar a ação da Polícia Federal que violou princípios e direitos de um parlamentar, ainda alertou que este é mais um ato de atropelo da nossa democracia que “placidamente tem sido aplaudido pelo PT e pelo governo federal”.