sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Rosas de Ouro: pelos sonhos realizados

O projeto social Rosas de Ouro, que atua há 25 anos na assistência a crianças e adolescentes em situação de fragilidade social de Livramento e Rivera, realizou na semana passada a 10ª edição de sua já tradicional “Noite de Princesas”, que dá às meninas que completam 15 anos a tão sonhada festa de debutantes. Entre padrinhos e madrinhas que ajudam na realização do evento, a diretoria do Projeto aproveitou para homenagear também algumas autoridades, pelo apoio que prestam à iniciativa. O prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto Gonçalves, que representou também o deputado federal Afonso Hamm, o vereador Duda Amaral, a secretária de Assistência Social Maria Dreckner, representando a prefeita Ana Tarouco, e o secretário de Planejamento Paulo Ricardo Ecoten, em representação do vice-prefeito Evandro Gutebier, receberam homenagens de reconhecimento da diretoria da entidade social.

MDB de olho no futuro

O MDB já vem analisando o cenário político e discutindo caminhos para as futuras eleições no Rio Grande do Sul. Nessa última semana, o vereador Romário Paz, que preside o partido em Livramento, recebeu em sua residência, para uma confraternização com correligionários e apoiadores, a visita do deputado estadual Carlos Búrigo, tesoureiro da Executiva Estadual. Compartilhando um suculento churrasco, discutiram possíveis alianças visando à próxima eleição para o Governo do Estado. Mais uma vez, Romário foi sondado quanto à possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia representando a fronteira. Búrigo, que tem demonstrado grande comprometimento no encaminhamento das demandas de Romário em favor do município, definiu uma possível candidatura do Vereador como “importantíssima para o fortalecimento cada vez maior da legenda” na região. Além da equipe de Romário, participaram do encontro também os suplentes de vereador Rafael Sadol e Leonel Souza, o popular “Canicinho”.

Mesa definida

Se depender dos integrantes do PL na Câmara de Vereadores, está sacramentado o acordo que definirá as presidências e composição da Mesa Diretora do Legislativo Municipal nos quatro anos da nova Legislatura. A articulação feita pelo radialista Felipe Torres foi devidamente reconhecida e deve prevalecer. Ele assume a Presidênciano primeiro ano. Depois, sucessivamente, representantes do REPUBLICANOS, em 2026, do MDB em 2027 e do PROGRESSISTAS em 2028.

Entidades convocadas

O grupo de entidades que trabalha para reativar a ATSL está convidando todas as co-irmãs de Livramento para assembleia de reforma do estatuto e eleição da diretoria.

PL projeta novas ações

Lideranças do PL de Livramento também vêm articulando ações já pensando no cenário próximo da política gaúcha. Na última quinta, o vereador reeleito Thomaz Guilherme, o vice-presidente da Executiva local, Carlos Gonçalves, e o liberal histórico José Honório “Camucho” estiveram reunidos em Porto Alegre com o presidente estadual da sigla, deputado federal Giovani Cherini,  conversando sobre a conjuntura política atual e perspectivas futuras (foto). Thomaz aproveitou para encaminhar pedidos de recursos para o Município e para instituições locais e avisa que, em breve, haverá boas notícias sobre os pedidos encaminhados.

Roteiro para preservar a memóri

Integrantes da Associação Cultural Grupo República Negra e do grupo Negros e Negras da Fronteira realizaram, semana passada, uma excursão ao chamado Cerro de Porongos, em Pinheiro Machado. O local tem simbolismo histórico na luta pela igualdade racial e pelos direitos da população negra brasileira por ter sediado o extermínio, à traição, da célebre coluna dos Lanceiros Negros que defenderam a causa farroupilha pela promessa promessa de alforria. A visita (foto) fez parte da programação do Mês da Consciência Negra em Livramento. No domingo, 1º de dezembro, o grupo República Negra promoverá o Torneio Zumbi dos Palmares, reunindo amigos e apoiadores em equipes amadoras. Haverá lanches e bebidas para comercialização no local. O acesso é aberto ao público.

 

A Liberdade de Imprensa é um dos pilares da Democracia

A liberdade de imprensa é mais do que um direito fundamental, é um alicerce indispensável para o funcionamento de qualquer sociedade democrática. Em sua essência, é a garantia de que jornalistas e meios de comunicação podem atuar sem medo de censura ou repressão, permitindo que a verdade seja revelada e que o poder seja questionado. Em tempos de desinformação e