Ao completar quatro meses de operação do Trem do Pampa e tendo recebido mais de 20 mil visitantes, a Giordani Turismo projeta novos investimentos em Sant’Ana do Livramento. Até o momento, mais de R$ 25 milhões foram aportados – na aquisição do trem modelo VLT e em obras de manutenção e infraestrutura – pela empresa que tem sede em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
Além do potencial turístico do destino, que faz divisa com Rivera, no Uruguai, o bom desempenho do passeio e a rápida consolidação da atração se deve à longa espera da comunidade e do trade, que há anos aguardava que o projeto saísse do papel.
O trem, que percorre os trilhos entre a Estação Central e a Estação Palomas, é visto como uma grande oportunidade de desenvolvimento da cidade e região. Novos investimentos deverão ser realizados a partir do próximo ano, incluindo melhorias na Estação de Palomas. A ideia é que os visitantes possam acessar a parte interna do espaço, hoje ainda fechado, para viver mais uma experiência.
O passeio
A bordo dos vagões batizados de Cabernet e Tannat, o Trem do Pampa, um moderno VLT fabricado pela Marcopolo, apresenta através das janelas panorâmicas a tradicional paisagem da Campanha Gaúcha: os campos e seus animais, os parreirais em forma de espaldeira (de uvas com varietais como Cabernet e Tannat que nomeiam os vagões), e o cartão postal da cidade, o Cerro de Palomas.
Durante o percurso de 20 quilômetros, o visitante assiste apresentações artístico-culturais que contam a história e as tradições da região, e degusta vinho e suco de uva do terroir local. A Vinícola Almadén, da Miolo Wine Group, é parceira da Giordani no projeto e recebe os passageiros em sua unidade local, localizada próxima da Estação de Palomas, onde realizam um tour pela vinícola, participam de uma degustação guiada e podem fazer compras no primeiro free shop de vinhos brasileiros.
Investimentos
Antes da operação do Trem do Pampa iniciar, em julho passado, a empresa fez a aquisição do veículo – o primeiro trem VLT do Brasil – e precisou investir no processo de revitalização das estações que seriam utilizadas no passeio e efetuar a manutenção dos 20 quilômetros da via-férrea, com a troca de mais de 5 mil dormentes.
Nos meses seguintes, a Giordani construiu, em área ao longo dos trilhos próximo à plataforma de embarque da Estação Central, uma edificação que serve como garagem/oficina para o trem. O espaço tem mais de 330 metros quadrados e 8,3 metros de altura.
A revitalização das Estações Central e Palomas foi gerenciada pelas arquitetas Keli Zottis e Silvana Ferrari Copat, que focaram em requalificar e adaptar os espaços já existentes para que atendessem às necessidades atuais, respeitando e preservando sua importância histórica.
“Durante toda a execução, a ideia é intervir o mínimo possível na edificação, buscando sempre o equilíbrio entre a manutenção necessária e a preservação da integridade histórica do prédio, isso requer um trabalho minucioso e especializado. Nas Estações, por exemplo, fizemos o serviço de limpeza das esquadrias com pincel e balde de água, técnica que permitiu remover sujidades acumuladas sem danificar detalhes e acabamentos antigos”, explica Kelly.
A Estação Central, que hoje é o ponto de partida e destino do passeio, além de acomodar a bilheteria e uma loja de souvenirs, passou por um processo de limpeza de toda a edificação, manutenção do telhado e ações preventivas contra infiltração. As estruturas de madeira, como portas e janelas foram inspecionadas, as peças deterioradas substituídas por madeira de propriedades similares – das mesmas dimensões-, e todas as ferragens (trincos, travas, fechaduras) revisadas.
O prédio passou por uma revisão e adequação elétrica e hidráulica, limpeza do sistema de tratamento de esgoto e as superfícies internas e externas foram tratadas com produtos compatíveis, evitando danos à camada original da pintura. A última etapa da intervenção foi a implantação de um jardim com plantas e flores, para contribuir com o paisagismo da edificação e acolher os visitantes.
A Estação Palomas passou por uma realocação de moradores – a Almadén adquiriu um terreno próximo à Estação e a Giordani Turismo construiu uma nova residência para a família. Após a liberação, o prédio passou por uma limpeza interna e externa, sendo instaladas estruturas provisórias de modo a evitar infiltrações e proteger a madeira. O telhado principal e a cobertura da plataforma receberam reparos. Foram instalados ainda corrimãos nas rampas de acesso e tratamento das superfícies externas.
Aposta em roteiros turísticos pela Campanha
Reforçando o potencial turístico da região, a Giordani Turismo fechou parceria com a Agência de Turismo Corticeiras, de Sant’Ana do Livramento, para disponibilizar mais opções de passeio na cidade e aumentar o tempo de permanência dos visitantes.
O destino, que tradicionalmente é uma escolha para quem deseja fazer compras em free shops, e agora pelo Trem do Pampa, também é rico em história e cultura. Um dos passeios para conhecer melhor a região é o novo City Tour Origens. Já os amantes do enoturismo têm a opção de explorar o famoso paralelo 31 no Tour Ferradura dos Vinhedos.