Na terça-feira, 19 de novembro, às 9h, foi realizada, em Sant’Ana do Livramento, a instalação da nova Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) da Polícia Civil. A Delegacia, sediada no mesmo prédio onde funciona a Delegacia de Pronto Atendimento DPPA, na Avenida João Goulart, atende a todas as necessidades para a implantação do órgão que irá reforçar a Segurança Pública na fronteira.
O titular da Delegacia é o delegado Adriano de Jesus Linhares Rodrigues, que chefiou, em 2017, a Força-Tarefa de Combate ao Abigeato e Crimes Rurais no Estado do Rio Grande do Sul, que virou política pública de estado com a criação das DECRABs.
No evento, estiveram presentes a Prefeita Municipal, Delegada Ana Tarouco; representantes do Executivo Municipal; autoridades políticas, policiais e militares do Brasil e do Uruguai; o Secretário de Segurança do Estado, Sandro Caron; o Chefe da Polícia Civil, Del. Fernando Sodré; o Subchefe da Polícia Civil, Del. Heraldo Guerreiro e o diretor do Departamento de Polícia do Interior, Del. Cleber Lima.
A Draco/Sant’Ana do Livramento teve por origem o Decreto Estadual nº 54.405, de 13 de dezembro de 2018, no qual em seu artigo 2º, inciso I, transformou a antiga Delegacia de Trânsito no órgão atual.
A gestão da Segurança Pública gaúcha organizou-se para a inauguração deste e de outros relevantes órgãos policiais especializados. Viaturas modernas e blindadas, equipamentos de informática com alta capacidade de processamento de dados, armas de fogo de inquestionável qualidade e poder de enfrentamento, foram adquiridas e estrategicamente distribuídas pelas 29 regiões policiais do interior do Estado do Rio Grande do Sul.
A 12ª Região Policial foi contemplada com novas viaturas blindadas, ostensivas e discretas, modernos computadores, armas com poder de fogo suficiente para operar com segurança e eficiência em quaisquer situações de confronto e um corpo de servidores designados especificamente para atuação na Draco que se almejava inaugurar. Todo o esforço empregado consolidou-se com o termo de cooperação firmado com a prefeitura municipal de Sant’Ana do Livramento, em uma parceria que envolveu a cessão de imóvel locado pelo poder público municipal à Polícia Civil gaúcha.