qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Tudo sobre Aparelhos Auditivos

Clínica Reabilita

No site de pesquisa Google você tem acesso a muitas informações sobre os aparelhos auditivos. No entanto, esta matéria responderá à grande parte do público que precisa de aparelho auditivo, mas ainda tem dúvidas.

O que ele faz?

O aparelho é um adaptador que será programado conforme a necessidade auditiva de cada indivíduo, melhorando a amplificação sonora, ou seja, o som (o sinal sonoro) facilitando a compreensão. E preste atenção, ele vai ajudar a ouvir melhor, mas quem escuta é o cérebro tá?

É difícil se adaptar?

Sabe aquela história quanto mais tempo sem uma ação, mais o cérebro se acostuma? É este raciocínio que quero que você, leitor, faça. Se uma pessoa tiver que engessar o braço pelo período de três meses, após retirar o gesso, ela dirá que, por longos meses, ficou com a sensação de que ainda está com o gesso no braço, e terá que fazer fisioterapia para voltar aos movimentos. Entenda, uma deficiência auditiva ou perda parcial da audição é o limitador do som, onde estiver com alteração o seu cérebro estará com redução da entrada da informação. Ou seja, quanto mais tempo sem receber o estímulo, mais dificuldade terá para voltar a se adaptar a ouvir novamente. Mas, como disse antes, essa matéria é para esclarecer, então é em média de um mês e quinze dias para uma adaptação de quem ficou quatro anos com redução da audição.

Quanto custa?

Vai ser fácil responder, o valor atualmente dos aparelhos são variados de acordo com o nível de tecnologia que for adquirir, normalmente nos mercados têm três níveis: o básico, intermediário e o premium. Unido à tecnologia existe a diferença, se é recarregável ou se é a pilha.

Com quem compro?

Com o profissional habilitado para isso, que atualmente é o fonoaudiólogo.

Lembrando que na internet não é um fonoaudiólogo que irá selecionar o aparelho e sim um vendedor que não estudou para regular a necessidade. E quero te dizer que os amplificadores sonoros da internet com valores atrativos não tratam sua audição, podem levar à piora.

Existe aparelho auditivo à prova d ‘água?

Não, e é isso. As propagandas que você vê, mostram aparelhos entrando em piscinas e em recipientes com água. Existe um teste que avalia a resistência dos aparelhos e então é dada uma nota de resistência. E nenhuma marca resistiu à prova de água, e o teste é feito com água filtrada. Mergulhar o aparelho em 30 cm e por um período de 15 minutos não é à prova d’água e sim resistente à água.

Onde compro?

Em clínica de audiologia ou centro auditivo. Na cidade de Sant’Ana do Livramento, existem clínicas habilitadas para a adaptação de aparelho auditivo. A REABILITA APARELHOS AUDITIVOS é uma delas, que têm como responsável técnica a fonoaudióloga pós-graduada e especialista em Audiologia e Adaptação de Prótese Auditiva, Ingrede Pessoa, com 16 anos de experiência, que busca o melhor para seus pacientes.

Texto escrito pela fonoaudióloga Ingrede Pessoa.

Contato: 55 98441-5186 ou 55 3041-1788

Rua Brigadeiro Canabarro, nº 727.
@reabilita.aparelhosauditivos

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025