A Urcamp tem se destacado pela aplicação da tecnologia em projetos que impactam a formação acadêmica e a sociedade. Com iniciativas integradoras do curso de Sistemas de Informação e ações interdisciplinares, a instituição busca solucionar desafios do cotidiano com criatividade e inovação.
Mobilidade Inteligente
Para facilitar o uso do transporte público, os acadêmicos Ana Júlia de Bem, Flúvio Coelho, Júlia Ferraz, Lucas Antunes, Paulo César e Rodrigo criaram o App Rotas de Ônibus. A ferramenta permite o acompanhamento de trajetos em tempo real, ajudando os usuários a economizar tempo e planejar melhor seus deslocamentos.
Diversão virtual e inclusão
No projeto Custos, Clientes e Tecnologia: Um Estudo em uma Empresa de Entretenimento, os estudantes Bernardo Porto, Fellipe dos Santos, Guilherme Ribeiro, Guilherme Souza e Lexander Segui Leitzke criaram um ambiente virtual para que pessoas de 35 a 70 anos participem de “bailinhos” à distância. A ideia promove interação social e acessibilidade, permitindo que todos possam aproveitar o evento, mesmo sem deslocamento.
Consultoria Júnior
Com o desenvolvimento de um site, os alunos Marcello de Souza Carvalho, Guilherme Pothin, Arthur Vitral, Gustavo Oliveira, Éric Silveira, Bruno Midon e Rafael ampliaram a exposição da Consultoria Júnior da Urcamp. A plataforma apresenta os serviços ofertados e os trabalhos realizados, atraindo novos clientes e superando limitações do Instagram.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Sob a orientação do professor João Abelar Costa, os projetos integradores ganharam destaque. Um exemplo é o Software para Gerenciamento de Ciclos de Inovação Aberta, desenvolvido por Luis Oliveira, Alex Camargo e Leandro Pires. Utilizando o método Startup Lab Hélice, o projeto propõe soluções colaborativas entre empresas para acelerar a inovação, contribuindo para o crescimento tecnológico regional.
A professora doutora Paula Lemos Silveira, coordenadora do curso de Sistemas de Informação, ressalta o impacto dos projetos. “Esses projetos estimulam inovação, trabalho em equipe e interdisciplinaridade, preparando os acadêmicos para desafios do mercado”, destaca.
Por Yuri Cougo Dias/Ascom Urcamp