qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Um legado de coragem: Brigada Militar completa 187 Anos

A Brigada Militar celebra e valoriza o constante desenvolvimento e aprimoramento de suas atividades em conjunto e benefício da comunidade.

Com a missão de proteger a sociedade, contribuindo para a qualidade de vida e o desenvolvimento no Rio Grande do Sul, a Brigada Militar completa 187 anos de serviço à comunidade.

Sua história começou em 1837, durante a Revolução Farroupilha, quando o presidente Antonio Elzeário de Miranda e Britto, promulgou a Lei Provincial no 7, em 18 de novembro, criando a Força Policial da Província, com 19 oficiais e 344 praças e as atribuições de auxiliar na justiça, manter a ordem e a segurança na capital, nos subúrbios e nas comarcas.

Alguns dos principais conflitos destacados ao longo de sua história são:

  • Guerra do Paraguai (1865): A força Policial foi utilizada para defender o território nacional.
  • Revolta dos Muckers (1874): A Brigada Militar foi enviada para conter um culto religioso em Sapiranga.
  • Revolução Federalista (1893): A Brigada Militar apoiou os chimangos contra os maragatos.
  • Gripe Espanhola (1918): A Brigada Militar ajudou a conter a epidemia em Porto Alegre.

No atual século, durante a pandemia, a Brigada Militar realizou múltiplas ações em combate a propagação do vírus, dentre elas o controle de fronteiras para evitar a entrada de pessoas infectadas no estado, realização de campanhas de conscientização sobre a importância do isolamento social, transporte de pacientes com COVID19 para hospitais, entre outras atividades.

Durante as enchentes que assolaram nosso estado esse ano, a Brigada realizou o trabalho no resgate e evacuação de pessoas ilhadas pelas águas, bem como apoio humanitário, distribuído água, alimentos e medicamentos para as vítimas.

A Brigada Militar é sinônimo de proteção, segurança e compromisso com a comunidade, trabalhando para manter a paz e ordem no Rio Grande do Sul.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: