O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou hoje (11), de reunião da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asur). O evento integra a programação do IX Encontro Nacionais dos Tribunais de Contas que se realiza em Foz do Iguaçu (PR), cuja abertura ocorreu hoje e se encerra na quinta-feira (14).
Entre os temas do encontro da Asur constou a elaboração de uma nota de apoio ao Tribunal de Contas da província argentina de Tucumán, além da apresentação de um trabalho ambiental confeccionado pelo Bloco Paraguaio.
Também foram debatidos detalhes da agenda de reuniões para 2025. A reunião da Asur contou com a participação de tribunais do Paraguai, Argentina e Brasil, além de representantes do Instituto Rui Barbosa, Atricon e do Tribunal de Contas do Paraná, anfitrião do encontro.
Marco Peixoto considerou a reunião altamente produtiva: “É importante que os órgãos de controle do bloco do Mercosul estejam em constante sintonia para debater temas comuns e fortalecer as relações. Atividades como estas reforçam os laços entre os tribunais e garantem a melhor aplicação dos recursos públicos”, afirmou.