O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) apresentou à imprensa hoje (7), a primeira versão do painel de acompanhamento de recursos públicos destinados à recuperação do Rio Grande do Sul, o “Reconstrução RS”. A ferramenta, disponível na seção de serviços do portal da instituição, faz parte do “Projeto Controle Social” do TCE-RS.
O painel permite que os cidadãos monitorem os principais recursos aplicados pelas três esferas de governo: federal, estadual e municipal. Também é possível acessar as contratações efetuadas e disponíveis no sistema Licitacon Cidadão.
O presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto, destacou a importância da ferramenta. “ É essencial que toda a população tenha acesso ao painel que mostra à sociedade que a transparência é o principal pilar do serviço público”, afirma.
Para Roberto Tadeu, diretor de Controle e Fiscalização do TCE-RS, o principal diferencial do painel “Reconstrução RS” em relação a outras ferramentas é a consolidação de todas as informações. “Este é o primeiro painel de acesso público desenvolvido a partir do projeto estratégico – Painel de Controle Social – para facilitar o acesso à informação de forma consolidada para a sociedade gaúcha. A apresentação dos dados seguiu os principais modelos de transparência pública utilizados no país, buscando atender às necessidades da população e auxiliar o controle social sobre esses recursos”, afirma.
Alexandre Porto Debeluck, diretor de Tecnologia da Informação do tribunal, falou sobre o compromisso do TCE-RS com o avanço tecnológico e a transparência na disponibilização das informações.
O “ Reconstrução RS” foi apresentado aos jornalistas pelo coordenador do Centro de Gestão Estratégica de Informações para o Controle Externo (CGEX), Carlos Eduardo Bollmann. Também foram apresentados os painéis: “Licitacon Obras”, pelo coordenador do Centro Especializado para Auditoria de Obras Públicas, Clauber Bridi e “Benefícios de Auditoria”, pelo auditor de controle externo, Juliano Greve.
Acesse o painel Reconstrução RS clicando aqui. ( https://paineis.tcers.tc.br/extensions/ReconstrucaoRS/ReconstrucaoRS.html)
Emily Vieira – Assessoria de Comunicação Social