Por Renata da Silva Spanhol / Ascom Sedec
As 24 micro e pequenas empresas gaúchas que participaram da Feira Internacional de Segurança e Proteção (Fisp) 2024, durante os dias 22 e 24 de outubro, em São Paulo, prospectaram mais de R$ 7.8 milhões em negócios para os próximos 12 meses. A presença dos empreendedores foi viabilizada pelo governo do Estado, que montou um estande coletivo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), no âmbito do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais, em parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTEC).
Além dos valores prospectados, as empresas iniciaram 249 negócios e fecharam 47, totalizando mais de R$ 2 milhões. Brasil e Colômbia são os países de origem das empresas com as quais as transações foram concluídas, mas houve contatos com compradores da Bolívia, Argentina, Equador, Colômbia e Peru. Durante toda a feira, os empreendedores puderam apresentar seus serviços e produtos para players nacionais e internacionais, além de fazer networking com fornecedores e expositores na área de segurança e proteção ao trabalhador.
“A disponibilização do estande coletivo é uma ajuda aos empreendedores, pois muitos não teriam condições de participar individualmente de feiras nacionais e internacionais”, explicou o secretário Ernani Polo. “Viabilizar a ida destas empresas aos eventos contribui não só para divulgarmos a excelência dos produtos gaúchos, mas também serve de oportunidade para abrirmos mercados nos mais diferentes setores”, complementou.