seg, 4 de novembro de 2024

Variedade Digital | 26 e 27.10.24

Um projeto para o meio ambiente

O vereador Maurício “Galo” Del Fabro continua articulando um amplo debate sobre o projeto de sua autoria que estabelece regras para a utilização de sacolas biodegradáveis nos estabelecimentos comerciais de Livramento. Na última semana, acompanhado dos integrantes da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores, Daniel Cóssio e Suzana Ribeiro, Galo fez uma visita à Intendência de Rivera, quando se reuniu com Alejandro Berton e Fabio Ocaño, da Direção de Meio Ambiente, discutindo as vantagens e desafios do uso das sacolinhas biodegradáveis, que já são uma realidade na cidade vizinha. Segundo ele, a conversa resultou em “ideias valiosas” para a implantação dessa lei em Livramento.

Trânsito encaminha registro no sistema digital de vagas

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana já está encaminhando o credenciamento do município no sistema nacional que permitirá, às pessoas com deficiência ou que tenham acima dos 60 anos, a emissão da versão digital da credencial de estacionamento em vagas exclusivas para idosos e PCDs no trânsito de Livramento. Quando o Município estiver credenciado no sistema, os usuários poderão fazer o registro das placas de seus veículos por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. A credencial, emitida pela Prefeitura e que precisa ser impressa para exibição no painel do veículo, agora passa a ser digital e terá validade em todo o território brasileiro. De qualquer modo, segundo o secretário titular da Pasta, Márcio Goulart, após o registro no sistema o usuário ainda precisará imprimir a licença com o QRcode para facilitar a fiscalização pelos agentes de trânsito, através de aplicativo próprio. Essa licença, O documento, que antes tinha validade de 5 anos, agora será vitalício para os idosos e sem prazo de validade para PCDs, enquanto constarem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.

Experiências Progressistas

O prefeito Mário Augusto, de Dom Pedrito, foi annfitrião de um grande encontro regional do PROGRESSISTAS para a troca de experiências em gestão municipal e representação parlamentar. Livramento esteve representada pelo vereador Duda Amaral, convidado a falar sobre a relação entre Executivo e Legislativo. O prefeito reeleito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, falou sobre a criação da Central de Projetos para captação e aplicação de recursos naquela cidade, setor que começou com três servidores e atualmente conta com 20 engenheiros e arquitetos para elaboração de projetos, o que viabiliza a participação em diversos editais para acessar recursos, além de mandar projetos para buscar emendas e investimentos de outros setores. Outro relato importante foi sobre o do presidente do Fundo Municipal de Apoio às Estradas Rurais-Fundestradas de Dom Pedrito, Rodrigo Coradini.

R$ 4,2 mi para a recuperação em 2025 

A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa continua debatendo os detalhes do Orçamento do Governo gaúcho para o ano que vem. Nessa semana, os deputados receberam a equipe orçamentária e de planejamento do Piratini, para exposição dos preceitos fundamentais da lei orçamentária para 2025, tendo em vista principalmente os custos extraordinários para a reconstrução do RS depois das enchentes de maio deste ano. Esses esclarecimentos são fundamentais para o trabalho do deputado fronteiriço Frederico Antunes (foto), responsável pelo parecer final a respeito do projeto. Ao total, o PL 287/2024 prevê a aplicação de 4,2 bilhões para a reconstrução do Estado.

Garrão, o primeiro presidente

O advogado Ulberto Navarro, popular “Garrão”, que retorna à Câmara de Vereadores a partir de 1º de janeiro para um novo mandato parlamentar, deverá ser o primeiro presidente da nova Legislatura. Será um cargo efêmero, na verdade, mas caberá a ele dar posse à Prefeita reeleita Ana Tarouco e aos demais 16 vereadores. Aos 66 anos, é o parlamentar com mais idade e por isso assumirá até a eleição e posse da nova Mesa Diretora da Câmara.

Esporte, lazer e cultura na luta da consciência negra

Não só com debates e reflexão se constrói a transformação estrutural em relação a direitos civis e sociais. Os coletivos de luta pela inclusão e pelos direitos da população negra entendem – corretamente – que também o lazer e a cultura são instrumentos muito importantes nesse movimento. Nesse sentido, a Associação Cultural Grupo República Negra de Livramento organiza para o próximo dia 24 o “Torneio Zumbi dos Palmares” de futebol, na sede da entidade na antiga escola Silvio Ribeiro. São 4 categorias, 2 de Força Livre (masculino e feminino), uma categoria Infantil (até 12 anos) e uma categoria Juvenil (de 13 até 16 anos), com limite de 6 times em cada uma. O valor da inscrição é R$ 10.00 por jogador e as inscrições devem ser feitas pelo whatsapp (55) 992280585.

Será que em 2025?

Há muitos anos se fala sobre os gargalos vividos pelos santanenses em relação a mobilidade urbana, muito se debate sobre as soluções, mas pouco se vê na prática. O que os governantes têm apresentado na teoria, é que a implementação do plano de mobilidade urbana deve ser o fator fundamental para desencadear as melhorias aguardadas. O tema é amplo e

Divergências no PL

Ao que tudo indica, o Partido Liberal (PL) deveria indicar o nome do presidente da mesa diretora da Câmara em 2025, após a construção de um acordo pluripartidário entre as siglas que compõem a base governista. Conforme apurado, dois nomes estão no páreo para a função: Felipe Torres e Thomaz Guilherme, ambos vereadores reconduzidos para o seu segundo mandato. Diferente