sex, 11 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

A Comissão CAPADR aprovou o projeto de Decreto Legislativo que susta o programa “Terra da Gente”

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou, nesta terça-feira (29), o Projeto de Decreto Legislativo 167/2024, que susta o programa “Terra da Gente”, criado pelo governo Lula a pretexto de agilizar a aquisição de terras para fins de Reforma Agrária.

Apesar da aparente boa intenção da proposta, a iniciativa ameaça a segurança jurídica e o direito de propriedade, colocando em risco milhares de produtores rurais. “As novas regras previstas no programa permitem interpretações diversas e dão um poder excessivo ao Executivo ao definir quais imóveis podem ser desapropriados. É um verdadeiro cheque em branco para o MST, que ocupa postos chave da Reforma Agrária dentro do governo”, destaca o deputado federal Zucco (PL-RS), que votou pela derrubada do programa.

A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RS REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE FEMINICÍDIO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM SANTANA DO LIVRAMENTO

Por iniciativa do deputado estadual Airton Lima (Podemos), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizará uma audiência pública em Santana do Livramento, no próximo dia 25 de abril, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores. O tema central será o enfrentamento ao feminicídio e à violência doméstica. A audiência integra