qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Formatura do PROERD forma novos alunos na Escola Estadual Alceu Wamosy em Sant’Ana do Livramento

Programa de Resistência às Drogas e à Violência celebra mais uma turma com alunos, professores, autoridades e familiares em cerimônia especial
Foto: Cadu Lima/AP

Na tarde desta terça-feira (29), a Escola Estadual Alceu Wamosy, em Sant’Ana do Livramento, realizou uma cerimônia especial de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), promovido pelo 2º RPMON da Brigada Militar. A celebração, que contou com a presença de autoridades, professores, alunos e seus familiares, marcou o encerramento de mais uma etapa de formação contra a violência e o uso de drogas.

O evento foi conduzido pelo Tenente-Coronel Aníbal Menezes da Silveira, Comandante do 2º RPMON, que esteve acompanhado dos instrutores do PROERD e de demais autoridades locais. Após a entoação do hino nacional, alunos receberam seus certificados, celebrando o aprendizado adquirido ao longo do programa. Destaque também foi dado a uma aluna que se destacou durante o curso, recebendo uma medalha em reconhecimento a seu desempenho exemplar.

Para a diretora da Escola Alceu Wamosy, Sandra Cristina Carvalho, o PROERD representa uma iniciativa essencial para o desenvolvimento dos estudantes. “Esse programa é muito importante para orientar nossos alunos contra a violência e o uso de drogas. Queremos que eles se tornem cidadãos responsáveis, que tomem decisões corretas e possam contribuir positivamente para a sociedade”, destacou Sandra.

Em entrevista, o Tenente-Coronel Aníbal Menezes da Silveira reforçou o impacto do programa nas escolas da região. “O trabalho de prevenção é fundamental, e o PROERD já é consolidado pela Brigada Militar em vários municípios. Aqui em Livramento, contamos com a Soldado Beatriz, que ministra as aulas com muita dedicação. Agradecemos à Escola Alceu Wamosy pela parceria nesse projeto, essencial para nossa comunidade”, afirmou.

O PROERD é uma iniciativa da Brigada Militar que busca prevenir o uso e abuso de drogas e a prática de atos violentos entre os jovens. Com a presença de policiais militares nas escolas, o programa aproxima a segurança pública das comunidades escolares e permite uma interação direta entre os profissionais de segurança, os alunos e suas famílias, criando uma rede de apoio para lidar com as questões que afetam a sociedade.

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse

Senador General Hamilton Mourão via X (antigo Twitter)

“Lula e o PT passaram a vida criticando os efeitos “nocivos” do livre comércio, da globalização e do Consenso de Washington. Agora passaram a atacar o tarifaço de Trump sob o argumento de que sabota o sistema multilateral de comércio e as cadeias globais de produção. Eles tem que decidir o que são, protecionistas ou adeptos do liberalismo econômico. Difícil,