qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Cresol impacta mais de 30 mil pessoas em ações de educação financeira

As ações realizadas fazem parte de iniciativas do Fórum Brasileiro de Educação Financeira que acontece anualmente em todo país

A Cresol alcançou, de forma direta, o total de 30.287 pessoas em ações realizadas na Semana Nacional de Educação Financeira (Senef), que ocorreu no mês de maio em todos os estados brasileiros, e no mês de setembro houve uma edição especial para o estado do Rio Grande do Sul. Os números representam um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

A Senef é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (Enef), e conta com a participação de instituições que promovem ações e iniciativas de educação financeira. A ação acontece anualmente, desde 2014, com a finalidade de promover atividades com essa temática em todo país.

Neste ano, nas duas edições realizadas (maio e setembro), os temas abordados foram a proteção financeira, planejamento financeiro e reservas financeiras com público de cooperados e comunidades.

“O zelo com a saúde financeira dos cooperados é uma preocupação da Cresol. Promovemos a educação financeira norteada por três eixos: planejamento, investimentos e crédito. A Cresol faz parte do nobre movimento de promover a educação financeira aos cooperados e comunidades onde está inserida”, comenta Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação.

Foram realizadas diversas ações como eventos, palestras, workshops, visitas, rodas de conversas, além das campanhas, postagens e movimentações nas mídias sociais referente à temática de educação financeira na Senef.  Foram mais de 6 milhões de pessoas alcançadas, que demonstra o compromisso da cooperativa com essa temática.

“Conectando proteção financeira, princípios da educação financeira e escolhas conscientes, atuamos de diversas formas, desde atendimento financeiro, palestras, parcerias até compartilhamento de conteúdos e materiais para diversos públicos”, completa Magri.

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse

Senador General Hamilton Mourão via X (antigo Twitter)

“Lula e o PT passaram a vida criticando os efeitos “nocivos” do livre comércio, da globalização e do Consenso de Washington. Agora passaram a atacar o tarifaço de Trump sob o argumento de que sabota o sistema multilateral de comércio e as cadeias globais de produção. Eles tem que decidir o que são, protecionistas ou adeptos do liberalismo econômico. Difícil,