sex, 11 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Vereador Melado é reeleito para o sexto mandato na Câmara

Lídio Mendes completa, em 2024, 20 anos de atuação no Parlamento local

Não podemos afirmar que é um caso sem precedentes, pois temos o marco do ex-vereador Agustin Argiles que ficou 35 anos na Câmara, mas a reeleição do vereador Lídio de Azevedo Mendes (Republicanos) ganhou destaque em virtude da quantidade de mandatos acumulados. Sendo reeleito no último dia 06 de outubro, ele assumirá, em janeiro de 2025, o seu sexto mandato, totalizando em 2028, 24 anos como parlamentar de Sant’Ana do Livramento.

Em entrevista ao Jornal A Plateia, nesta semana, Melado atribuiu a sua recondução à forma como trabalha e trata as pessoas. “Eu nunca mudei, sempre fui o mesmo Melado de sempre”. O vereador complementou dizendo que não trabalha somente em épocas eleitorais, mas que, com sua equipe, se dedica para não deixar nenhum cidadão que procura seu gabinete desassistido.

Outra curiosidade é que comparando as eleições de 2020 e 2024, Melado aumentou um voto. Neste pleito ele totalizou 797 votos e na anterior 796. “Acho que é pelo jeito que eu sou, sincero, se tiver que dizer alguma coisa, eu pego e digo. Respeito para ser respeitado e dizer a verdade, doa a quem doer”, complementou.

Durante a conversa com a reportagem, o vereador fez questão de destacar o trabalho e a união da sua equipe de gabinete que, segundo ele, trabalha há muitos anos nos seus mandatos. Ele enfatizou que tanto o coordenador de gabinete, assessores ou ele próprio, tem o mesmo “poder” de decisão na hora de ajudar a comunidade santanense.

Primeiro ciclo de lançamentos de Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, encerrou em Brasília

Nesta quarta-feira (09), em Brasília, a Livraria Leitura do Shopping Pátio Brasil realizou sessão de autógrafos com autores de Liberdade Ameaçada – Propostas contra o avanço do autoritarismo no Brasil, de Rodrigo Lorenzoni, com textos de 12 diferentes autores. Além de Rodrigo, que preside na Assembleia do RS a Frente Parlamentar da Liberdade Econômica e do Livre Mercado e a

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse