Na última sexta-feira (25), a Polícia Civil, por meio de agentes da Delegacia de Sant’Ana do Livramento, em colaboração com as Delegacias de Rosário do Sul, Quaraí, São Gabriel e Dom Pedrito, realizou a operação “El Patrón”. A ação culminou com a prisão em flagrante de três pessoas envolvidas no tráfico de drogas e associação para o tráfico. Durante a operação, que cumpriu oito mandados de busca e apreensão, foram apreendidos crack, cocaína, dinheiro, balança de precisão e telefones, incluindo materiais localizados nas penitenciárias de Livramento e Santa Maria.
As investigações começaram após uma significativa apreensão de mais de 200 quilos de maconha realizada pela Brigada Militar em fevereiro deste ano. A apuração revelou que nove indivíduos estão associados à prática do tráfico de drogas e serão indiciados pelos crimes. Após as diligências, os detidos foram encaminhados ao presídio local, onde permanecem à disposição do Poder Judiciário.
Em entrevista ao programa Jornal da Manhã, da rádio RCC FM 95.3, a delegada Giovana Muller detalhou o andamento das investigações. “Essa operação decorreu de uma apreensão feita pela Brigada Militar este ano, quando foram apreendidos 214 quilos de maconha. A partir daí, iniciamos as investigações com os celulares apreendidos, que revelaram o envolvimento desses indivíduos,” afirmou a delegada.
Um dos indivíduos, que está preso em Santa Maria, era responsável por enviar a droga para Livramento.
O principal alvo da operação, que inspirou o nome “El Patrón”, organizava a logística de distribuição e armazenamento das drogas. Questionada sobre a prisão desse indivíduo, a delegada respondeu que ele não foi detido, pois não havia mandado de prisão expedido pelo Judiciário.
Giovana explicou que as investigações apontaram para um casal preso na região central e um terceiro indivíduo no bairro Carolina. “A investigação se encerra com esta operação, e encaminharemos o indiciamento desses indivíduos pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas,” concluiu.