O evento, organizado pelo Universo Pecuária, Instituto Desenvolve Pecuária, o sommelier de carnes André Madruga e Douglas Parrillero, acontecerá na noite do dia 1º de novembro e terá como foco as características organolépticas da carne bovina, ou seja, aquelas percebidas pelo consumidor, como sabor, textura e suculência, ao invés das tradicionais avaliações das carcaças bovinas.
Madruga, um dos líderes da iniciativa, diz que o concurso é uma inovação no país. “Vamos avaliar o que o consumidor sente ao saborear uma boa carne no churrasco, de maneira similar aos concursos de vinhos, que analisam as características sensoriais”, explica Madruga. “Será uma oportunidade de premiar e valorizar as melhores marcas de carne bovina, dando reconhecimento no mercado”, complementa.
As marcas que participarem poderão exibir prêmios — ouro, prata ou bronze — em seus pontos de venda, sinalizando ao consumidor a alta qualidade sensorial de seus produtos. “Queremos que o público tenha acesso a carnes de excelente padrão e que o concurso se torne uma referência de qualidade”, observa o sommelier.
A diretora técnica do Universo Pecuária, Marcela Santana, salienta que o concurso é mais uma ferramenta de comunicação sobre a diferenciação de carnes, servindo para a educação do público consumidor e não apenas uma competição. “Além dos prêmios que levam em consideração oito atributos avaliados, teremos premiação de carne mais macia e carne mais saborosa, pois são características buscadas por consumidores, mas que nem sempre andam de forma conjunta”, ressalta.
Já a diretora executiva do Instituto Desenvolve Pecuária, Elísia Corrêa, destaca que a entidade expressa seu apoio entusiástico ao concurso de carne que está prestes a ocorrer, uma iniciativa visionária do ex-presidente Luis Felipe Barros em colaboração com André Madruga. Lembra que este evento, que visa destacar a excelência da carne gaúcha, é considerado pela atual presidente, Antonia Scalzilli, como uma ação necessária e de grande importância. “A promoção da carne gaúcha não só fortalece a economia local, mas também celebra a rica tradição e qualidade que a região oferece. O Instituto acredita que este concurso será uma plataforma vital para impulsionar o reconhecimento nacional e internacional dos produtos gaúchos”, frisa.
Além de promover o consumo de carne bovina, o concurso busca incentivar a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável, especialmente no desenvolvimento cognitivo e muscular das crianças. A intenção é expandir o concurso em edições futuras para todo o Brasil, avaliando carnes de diferentes regiões e incentivando o consumo de produtos de qualidade.
O Universo Pecuária que ocorrerá de 29 de outubro a 3 de novembro, tem projeto e execução da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios, e é realizado pelo Sindicato Rural de Lavras do Sul com as parcerias da Cotrisul, Prefeitura de Lavras do Sul, Sebrae RS, Senar RS e Farsul. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no site www.universopecuaria.com.br.