Após receber o questionamento do influencer digital Giovani Romero, que inclusive foi candidato pelo Podemos nessas eleições de 2024, de quem teria sido o vereador mais votado da história de Sant’Ana do Livramento, fui fazer uma pesquisa.
Analisando os dados disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), é possível verificar as eleições de 1959 em diante.
Nesse período, de 1959 a 2024, as informações da Justiça Eleitoral dão conta de que o parlamentar mais votado teria sido o ex-vereador Sérgio Moreira na eleição de 1992, na época pelo PDT. Naquele pleito ele obteve 1.961 votos.
Na sequência vem o ex-vereador Bernardo Fontoura, que em 2004, quando concorreu pelo extinto PTB, contabilizou 1.943 votos.
Nesse ranking, aparece em terceiro, o saudoso Oriovaldo Grecellé, que na eleição de 1982, atingiu a marca de 1.860 votos.
Em 2024 o mais votado foi Maurício Galo Del Fabro (PL).
Destaque!
Um partido que certamente se destacou nessas eleições de 2024 foi o Podemos.
Recém-nascido em Sant’Ana do Livramento, a sigla coordenada pelo ex-vereador Germano Camacho conquistou duas cadeiras no Legislativo Municipal para o próximo mandato.
Elegeu o Sargento Doze, com 590 votos e Ulberto Navarro Garrão, com 583 votos.
Uma coisa é certa, não é fácil construir partido em municípios de interior e nós tivemos exemplos claros de agremiações que acabaram perdendo cadeiras na Câmara; por isso, é importante o destaque.
Conheça a Prefeita
Nos mesmos moldes do quadro “Conheça o vereador”, a Rádio RCC FM deve realizar no mês que vem, uma entrevista especial com a prefeita reeleita de Sant’Ana do Livramento, delegada Ana Tarouco (PL).
A ideia é conhecer um pouco mais da personalidade da mandatária e quais seus principais projetos à frente da Prefeitura.
Aprovado
O vereador Felipe Torres (PL) conseguiu a aprovação do projeto de lei que prevê a criação de uma fábrica municipal de fraldas e absorventes em Sant’Ana do Livramento.
De acordo com o parlamentar, agora o texto precisa ser sancionado pela prefeita Ana Tarouco (PL) para valer. Felipe se comprometeu em destinar recursos para a construção da fábrica através do seu mandato.
Cavalo
O presidente do Legislativo não mediu as suas palavras para criticar o tratamento que recebeu do secretário de Saúde, Elvio Goulart.
Melado subiu à Tribuna e chamou o responsável pela Pasta de “cavalo”, após, segundo o presidente, o secretário não ter se esforçado para atender um caso e ter dito que quem mandava era ele, em um tom de arrogância. Melado rechaçou a atitude.
A Câmara de Vereadores homenageou, nesta semana, professores que se destacam ou se destacaram na comunidade santanense através do seu trabalho.
Uma das agraciadas com o diploma “O Mestre”, foi a diretora do Colégio Estadual Alceu Wamosy, a professora Sandra Cristina Carvalho. A indicação foi do vereador Felipe Torres (PL).
Sandra, além de diretora, organiza a banda da escola e é conhecida por sua integração com a comunidade escolar.
Nas redes sociais, a professora agradeceu o reconhecimento do Legislativo com o seu trabalho.
“Dedico a minha mãe, Ana Clara Silveira Carvalho e a tia Anita (Anna Maria Raffone de Oliveira) que me deram todo suporte para ser a profissional que me tornei nesses 25 anos como professora na rede estadual, onde tive erros e acertos, mas sempre com muita responsabilidade, buscando sempre orientar os alunos para que no futuro se tornem bons cidadãos (como bons profissionais e gestores de família).
Na publicação, ela também agradeceu ao vereador Felipe, que ela diz ser ex-aluno.