sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Poderes Executivo e Judiciário realizam ação em prol do meio ambiente

Foco principal é conscientizar a comunidade sobre o descarte irregular de lixo
José Eduardo, Thiago de Oliveira e Lucas Righi concederam entrevista à Rádio RCC FM (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Acontece, neste sábado (19), uma ação de conscientização sobre questões ambientais em Sant’Ana do Livramento. A ação é desenvolvida pelos Poderes Executivo e Judiciário e será realizada na Praça Artigas. A atividade pretende conscientizar a população santanense de como cuidar do meio ambiente, sobretudo considerando os últimos acontecimentos no Rio Grande do Sul.

Conforme o juiz de Direito da 2ª Vara Cível e Juizado da Fazenda Pública da Comarca de Sant’Ana do Livramento, Thiago de Oliveira, a iniciativa foi idealizada em parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público, Prefeitura e Departamento de Água e Esgotos (DAE). “A gente pensou que pudesse participar de uma campanha de conscientização da cidade, principalmente na questão do descarte de lixo”, comentou.

Para o defensor público Lucas Righi, muito embora a problemática ambiental tenha estado na pauta com mais intensidade nos últimos dias, já é uma problemática de muito tempo e precisa ser tratada com atenção. “A sociedade acaba, às vezes, esquecendo, temporariamente, o resultado concreto dessa prática que é contínua, do descarte irregular de lixo em arroios. Nesses últimos eventos, que a gente infelizmente vivenciou, é claro que o sistema de Justiça acaba avocando ainda mais essa responsabilidade”, disse em entrevista ao Jornal A Plateia.

Representando o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS)l, o promotor de justiça, José Eduardo Gonçalves (Coquinho), também participa da ação. “Essa campanha é importantíssima para o nosso município, onde temos vários arroios, não somente na Praça Artigas, mas em outros. Acredito que essa campanha vai se expandir, mas o mais importante é a conscientização da população, da maneira que devemos preservar o meio ambiente”, complementou o promotor.

Além do material de conscientização, alguns serviços serão prestados na Praça durante o evento, tal como atualização junto ao DAE.

Prática que se repete, infelizmente…

É extremamente lamentável cada vez que a imprensa é atacada por fazer o seu trabalho, mas, infelizmente, é algo que acontece com frequência. Nesta semana recebemos uma denúncia de um cidadão que registrou em imagens  veículos plotados com a logomarca do Departamento de Água e Esgotos (DAE) no estacionamento de um shopping, em Rivera, sendo, posteriormente, carregados com mercadoria. Cumprindo

Frente Parlamentar e Defensoria Pública ouvem os usuários do transporte público em prol de melhorias do serviço

A Frente Parlamentar em Defesa dos Usuários do Transporte Coletivo Urbano realizou, no último dia 19 de novembro, uma reunião no plenário da Câmara Municipal de Vereadores para debater os desafios enfrentados pelos usuários do transporte público municipal. O encontro contou com a participação dos vereadores   Rafael Castro (PSB), Dagberto Reis (PT) e Leandro Ferreira (PT), além do Defensor