Está sem programação para o fim de semana? Que tal uma atividade audiovisual para valorizar o trabalho de artistas locais. O Jornal A Plateia traz uma ótima opção para você! Acontece nesta sexta-feira (18), a mostra de videoartes “A Misturagem: Mostra Pampeana de Audiovisual e Cinema Experimental.” O evento exibe uma seleção de 31 obras de artistas do Estado, do Uruguai, Paraguai e Argentina. Serão duas sessões, uma no dia 18, e outra no sábado (19), às 19h, na Unipampa Sant’Ana do Livramento.
Conforme a organização do evento, foram selecionadas, cuidadosamente, mais de 158 inscrições pelos curadores Lucas Honorato, do Rio de Janeiro, Rosângela Fachel, do Rio Grande do Sul e Paulo Pécora, da Argentina. Todos possuem relação com a temática do Pampa gaúcho.
Na abertura da mostra, dia 18, o produtor cultural e artista Wagner Previtali palestra sobre sua pesquisa de mestrado. A partir de conceitos de encontro, afetos e cartografia, Previtali produz imagens com e a partir da cidade de Bagé, na região do Pampa. O artista busca afirmar o que a cidade é, e não o que dizem ser. Na palestra serão apresentados rabiscos, fotografias, colagens e trabalhos em videoarte realizados durante o período de 2020 a 2022.
Festival de Cinema
Outro evento importante é o Festival Itinerante de Cinema Interiorano, um ato artístico voltado para seleção, promoção e premiação de curtas-metragens, produzidos por cineastas e realizadores de arte do interior do RS e do Brasil. O 1° CorreCinema é organizado pelo Coletivo artístico Misturagens de Mundos, que atua na região do Pampa gaúcho desde 2021 e conta com o financiamento da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Arroio Grande/RS.
As inscrições para o CorreCinema seguem até a sexta-feira (18), já da Mostra Cinema na Escola até o dia 01 de novembro. As inscrições podem ser feitas através de formulários do Google. Serão aceitos curtas-metragens nas categorias de documentário, ficção, animação ou experimental, que tenham sido produzidos em 2023 e 2024. O Festival ocorre do dia 28 de novembro a 1º de dezembro na cidade de Arroio Grande/RS, com oficinas temáticas e atividades gratuitas.
O Festival será dividido em duas etapas de competição, na Mostra Competitiva Interiorana, pessoas de todo interior do Brasil poderão se inscrever, já na Mostra das Escolas, serão aceitas somente inscrições de responsáveis ligados às instituições gaúchas, isto é, educadores que trabalham com oficinas de cinema nas instituições de ensino, priorizando o protagonismo dos estudantes de Ensino Médio e de Ensino Fundamental.
Para quem se interessar, o edital e os formulários de inscrição do Festival estão disponíveis no Instagram do Coletivo @misturagensdemundos, em caso de dúvidas, entre em contato com o e-mail [email protected].
Coletivo Misturagens de Mundos
O Coletivo começou em 2020, por meio de um edital da primeira fase da Lei Aldir Blanc em Sant’ana do Livramento. Desde então, promove cursos e oficinas de arte, exposições e mostras, além de atuar como um selo de produção audiovisual. Com foco na região do Pampa, o Coletivo atua na região do interior do Rio Grande do Sul, principalmente nos municípios de Bagé e Sant’Ana do Livramento.
O grupo também é responsável pela exposição “Não Estamos Tristes”, em Bagé, e a videoarte “Ruínas Misturadas de Um Mundo” que circulou importantes mostras e festivais pelo país. Pela Lei Paulo Gustavo, produziram a Mostra Misturagem, o curta-metragem “Da Janela do Teu Quarto” (em fase de distribuição) e o Festival de Cinema de Arroio Grande, que está com as inscrições abertas. Além de outras atividades culturais. O grupo trabalha com a mistura entre as linguagens artísticas (daí o nome MISTURAGENS DE MUNDO), mesclando teatro, audiovisual, cinema e artes visuais.