Ser professor universitário é mais do que transmitir conhecimentos, é ter a missão de instruir, direcionar, e estimular a pesquisa além de formar profissionais que serão agentes de transformação na sociedade. No curso de Nutrição, o papel do professor vai além do ensino das bases científicas e práticas sobre os alimentos e a nutrição, ele envolve inspirar, instigar a curiosidade e mostrar como os alimentos são uma forma de cuidar da saúde e do bem-estar.
Somos um guia nesse percurso, ajudando os alunos a desenvolverem um olhar crítico sobre as questões da sua área e incentivando a prática baseada em evidências. Na sala de aula, cada debate e cada troca de experiências são oportunidades de crescimento, tanto para o aluno quanto para o professor, que vê seus conhecimentos se renovarem a cada interação.
No curso de Nutrição, essa missão ganha um significado ainda mais especial, pois estamos falando da formação de profissionais que serão responsáveis por promover a saúde e a qualidade de vida através dos alimentos. O professor tem o privilégio de mostrar aos seus alunos a beleza e a complexidade dos alimentos, suas propriedades e a forma como podem transformar vidas.
Tendo como minha paixão o trabalho em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) e Indústria de Alimentos, acredito ser fundamental ensinar aos futuros nutricionistas como planejar, gerenciar e executar serviços de alimentação e produção de forma eficiente, garantindo qualidade e segurança dos alimentos em cada etapa. Esse papel vai desde a escolha dos ingredientes, elaboração de cardápios, elaboração de controles e a produção dos alimentos, sempre considerando a sustentabilidade e a viabilidade econômica.
Em minhas aulas gosto de mostrar que a gastronomia é uma grande aliada, pois a apresentação e transformação dos alimentos é uma arte que desperta os sentidos e valoriza cada refeição. O professor de Nutrição tem a oportunidade de mostrar aos alunos como a técnica e a criatividade podem se unir para criar experiências alimentares que não apenas nutrem, mas encantam. A beleza de um prato, a combinação de cores, sabores e texturas fazem parte de uma estratégia que aproxima o público de uma alimentação saudável e equilibrada.
Essa abordagem integrada entre ciência e gastronomia ensina aos alunos que a nutrição não se limita ao valor nutricional, mas também ao prazer de comer bem. É um aprendizado que se reflete diretamente na atuação dos futuros nutricionistas em diferentes ambientes, seja em um hospital, uma escola, uma empresa ou um restaurante. A formação oferecida na universidade, portanto, precisa preparar os alunos para essa visão ampla e dinâmica do alimento, como um agente transformador de saúde e prazer.
Neste ano fui escolhida como paraninfa pela primeira turma de Nutrição da Faculdade Anhanguera em Santana do Livramento, este reconhecimento reflete a confiança dos alunos, um verdadeiro presente que vou levar comigo para sempre. Esse gesto demonstra que o papel do professor é, de fato, fundamental na construção de laços que ultrapassam o espaço da sala de aula, alcançando os sonhos e os projetos de vida dos alunos.
Texto escrito por Liara Kerber Friolin
Bacharel em nutrição
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