Nesta quinta-feira (26), a Polícia Federal, em conjunto com a Interpol, realizou duas extradições na fronteira entre Sant’Ana do Livramento e o Uruguai.
A primeira foi uma extradição passiva, em que o Brasil entregou um cidadão uruguaio, acusado de roubo qualificado. O crime ocorreu no Uruguai, quando o extraditando e um cúmplice invadiram um sítio e roubaram diversos pertences. O indivíduo foi preso em 20 de março de 2023, na cidade de São Gabriel/RS, em cumprimento a um mandado de prisão para extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal.
A segunda extradição foi ativa, envolvendo a entrega de um preso no Uruguai às autoridades brasileiras, a pedido da Vara Criminal da Comarca de Sant’Ana do Livramento. O homem, acusado de tráfico de drogas, estava foragido até ser preso no Uruguai, após ter seu nome incluído na Difusão Vermelha, lista de procurados da Interpol. Desde então, ele permaneceu detido no país vizinho, até a conclusão do processo de extradição.
O extraditando foi entregue pela Interpol do Uruguai à Polícia Federal na fronteira entre Rivera (UY) e Sant’Ana do Livramento (RS) e, em seguida, encaminhado ao Presídio Estadual da cidade.
FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul