Mais uma vez, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, demostra seu total desprezo com o povo gaúcho. Lula já havia vetado integralmente o projeto de lei que concedia isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para alguns móveis e eletrodomésticos da linha branca comprados por residentes em áreas atingidas por desastres (PL 4731/23).
Dessa vez, Lula tripudia sobre os produtores gaúchos que perderam tudo na catástrofe de maio ao vetar, também de forma integral, um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que suspendia por até quatro anos o pagamento de parcelas de crédito rural de produtores de regiões atingidas por secas ou enchentes.
É importante lembrar que a Câmara aprovou um PL de minha autoria que oferecia socorro para os produtores gaúchos. A proposta chegou ao Senado e o governo barrou sua votação, prometendo a edição de medidas provisórias para socorrer os agricultores. As MPs foram editadas e frustraram o setor por conta do alcance limitado das ações.
Fica muito claro que esse governo federal largou o setor produtivo à própria sorte. É um crime o que estão fazendo com o agronegócio e com toda a sociedade do Rio Grande do Sul.
Deputado Federal Zucco (PL-RS)