Integração foi palavra-chave do encontro
Na manhã de quinta-feira (27) Derly Cunha Fialho, diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) no Rio Grande do Sul, esteve no canteiro de obras do Complexo Turístico Termal Amsterland.
Derly Fialho foi a Amsterland acompanhado de Ângelo Antônio Queirolo Aguinaga, gerente regional do Sebrae para Campanha e Fronteira Oeste. O prefeito municipal de Santana do Livramento Solimar Ico Charopen e a secretaria de Turismo Silvana Harden (à esquerda de Ico) foram até o encontro de Derly Fialho e também da equipe de Amsterland que lá estava, liderada por sua vice-presidente Patrícia Barros, junto de Karine Severo (gestora ambiental) e de Franklin Sternberg (gerente executivo).
Os executivos do Sebrae circularam por Amsterland junto da diretora Patrícia Barros e de Karine Severo, que apresentou a obra a ambos. Logo após passaram ao café, momento em que trocaram ideias junto a Ico e Silvana sobre desenvolvimento social e econômico de Santana do Livramento e também da região.
Uma das palavras-chave que nortearam o bate-papo durante o café foi a da integração. Falou-se que as instituições da região estão muitas vezes “isoladas”, sem agir em conjunto, como chegou a pontuar Derly Fialho.
Nesse contexto foi colocada a necessidade de se ter ações coordenadas para o melhor aproveitamento da força motriz dessas instituições e assim de cada município. Além disso, ações melhor planejadas e coordenadas facilitariam os diálogos de modo que não houvesse interferência de ações, mas colaboração. Foi citado o caso de evento na área de ovinocultura que aconteceu em Dom Pedrito e também em Santana do Livramento com apenas uma semana de diferença, sendo que poderia se ter concentrado esforços em apenas um deles.
Por: [email protected]