qua, 4 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Orgulho da nossa história

Aqui no Sul, celebramos uma data que é muito significativa para nós. O 20 de setembro, Dia do Gaúcho, é parte da nossa história. No dia 20 de setembro de 1835 deu-se início à chamada Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos. Organizada pela elite gaúcha, o movimento lutava contra o poder imperial no Brasil. Os estancieiros gaúchos estavam insatisfeitos com a política fiscal do governo brasileiro. Nessa época, o Rio Grande do Sul possuía um grande mercado no produto de charque, e a insatisfação dos estancieiros era referente à cobrança dos impostos realizada pelo governo. O movimento, então liderado pelo estancieiro Bento Gonçalves, espalhou-se por parte do território do Rio Grande do Sul, onde se iniciou, também, uma vontade separatista do estado do Brasil.

A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos, durou incríveis 10 anos! De 20 de setembro de 1835 a 1o de março de 1845, muitas lutas ocorreram entre os republicanos e federalistas na, então, província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

Mesmo tendo perdido a batalha para o governo imperial, os gaúchos revolucionários fizeram história defendendo seus ideais de liberdade, humanidade e igualdade. Este é um dos motivos pelos quais a data de 20 de setembro é celebrada em todo o estado, buscando preservar a memória desse grande feito.

Churrasco festivo

A Paróquia Santa Terezinha convida toda a comunidade da Fronteira para um “churrasco festivo” no dia 8 de dezembro. O cardápio, além do churrasco, oferecerá saladas diversas. O evento será no salão da igreja, na Rua Duque de Caxias. 574, a partir das 12h. Cada convite custará R$ 40,00 e os interessados poderão comprá-lo diretamente na paróquia.

📸 Rodrigo Savedra

Lorenzoni lamenta falta de plano de desenvolvimento que garanta competitividade, empregos e melhores salários

O plenário da Assembleia Legislativa votou e aprovou na tarde desta terça-feira, o PL 357/2024, que reajusta o piso salarial regional no RS. Foram 40 votos pela aprovação e três votos contra, dos deputados Rodrigo Lorenzoni, Felipe Camozzato e Guilherme Pasin. Com a aprovação do PL do governo RS, as empresas privadas, empreendedores e contratantes deverão reajustar em 5,25% o

Deputado Federal Zucco se encontra com Jojo Todynho

Nesta terça-feira (3), tive a alegria de conhecer Jojo Todynho, uma artista que vem experimentando na pele o que é lutar contra o sistema. Manifestei meu total apoio e solidariedade a ela por essa campanha de cancelamento nas redes sociais pelo fato de se declarar de direita. Reforcei o convite que fiz para que Jojo fale na Comissão de Constituição