Aqui no Sul, celebramos uma data que é muito significativa para nós. O 20 de setembro, Dia do Gaúcho, é parte da nossa história. No dia 20 de setembro de 1835 deu-se início à chamada Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos. Organizada pela elite gaúcha, o movimento lutava contra o poder imperial no Brasil. Os estancieiros gaúchos estavam insatisfeitos com a política fiscal do governo brasileiro. Nessa época, o Rio Grande do Sul possuía um grande mercado no produto de charque, e a insatisfação dos estancieiros era referente à cobrança dos impostos realizada pelo governo. O movimento, então liderado pelo estancieiro Bento Gonçalves, espalhou-se por parte do território do Rio Grande do Sul, onde se iniciou, também, uma vontade separatista do estado do Brasil.
A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos, durou incríveis 10 anos! De 20 de setembro de 1835 a 1o de março de 1845, muitas lutas ocorreram entre os republicanos e federalistas na, então, província de São Pedro do Rio Grande do Sul.
Mesmo tendo perdido a batalha para o governo imperial, os gaúchos revolucionários fizeram história defendendo seus ideais de liberdade, humanidade e igualdade. Este é um dos motivos pelos quais a data de 20 de setembro é celebrada em todo o estado, buscando preservar a memória desse grande feito.