qua, 4 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Deoclécio Medeiros conta a sua história

O pernambucano adotou os costumes do Rio Grande do Sul
Deoclécio em um dos lugares que mais admira no RS

A história com o Rio Grande do Sul aconteceu por acasos da vida: eu conhecia o estado apenas pelo que estudávamos nas matérias da escola sobre o clima, vegetação e as revoluções, como a Farroupilha. Além do turismo na Serra Gaúcha, que é bastante falado Brasil afora.

Eis que, ao terminar o curso de Direito em Pernambuco, prestei o mesmo tipo de concurso em alguns estados do Brasil e foi aqui, no Rio Grande do Sul, que fui nomeado, com lotação em Sant’Ana do Livramento.

De lá para cá, passaram-se pouco mais de 7 anos. Tempo este suficiente para eu ter adquirido uma grande admiração pelo povo gaúcho e pelo estado do Rio Grande do Sul. Admiro o quanto os gaúchos são bairristas e defendem a sua história e tradições. Não é à toa que o 20 de setembro é popularmente conhecido como Dia do Gaúcho (não é algo comum nos outros estados do Brasil). Não há como não falar, também, na resiliência e força dos gaúchos, evidenciadas nas enchentes de maio deste ano. Profundo respeito.

O que posso dizer é que, passado este tempo, fiquei um pouco gaúcho também: desde chimarrão até uma boa bergamota. E o arroz carreteiro também, que virou um dos meus pratos preferidos. Sem falar em algumas expressões como o “bahh”, “capaz”, “tchê”, que já fazem parte do meu dialeto.

É isto: gratidão e muito respeito a esta terra do Sul que tão bem me recebeu!

Churrasco festivo

A Paróquia Santa Terezinha convida toda a comunidade da Fronteira para um “churrasco festivo” no dia 8 de dezembro. O cardápio, além do churrasco, oferecerá saladas diversas. O evento será no salão da igreja, na Rua Duque de Caxias. 574, a partir das 12h. Cada convite custará R$ 40,00 e os interessados poderão comprá-lo diretamente na paróquia.

📸 Rodrigo Savedra

Lorenzoni lamenta falta de plano de desenvolvimento que garanta competitividade, empregos e melhores salários

O plenário da Assembleia Legislativa votou e aprovou na tarde desta terça-feira, o PL 357/2024, que reajusta o piso salarial regional no RS. Foram 40 votos pela aprovação e três votos contra, dos deputados Rodrigo Lorenzoni, Felipe Camozzato e Guilherme Pasin. Com a aprovação do PL do governo RS, as empresas privadas, empreendedores e contratantes deverão reajustar em 5,25% o

Deputado Federal Zucco se encontra com Jojo Todynho

Nesta terça-feira (3), tive a alegria de conhecer Jojo Todynho, uma artista que vem experimentando na pele o que é lutar contra o sistema. Manifestei meu total apoio e solidariedade a ela por essa campanha de cancelamento nas redes sociais pelo fato de se declarar de direita. Reforcei o convite que fiz para que Jojo fale na Comissão de Constituição