qua, 18 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 14 e 15.09.24
Aplateia Digital | 14 e 15.09.24

Última Edição

Sancionada lei de autoria do deputado Adão Pretto Filho que institui política de fomento à agricultura sustentável no RS

Deputado Estadual Adão Pretto

Agora é lei. O Rio Grande do Sul passa a ter, a partir desta quinta-feira (29), uma política estadual de fomento à agropecuária regenerativa, biológica e sustentável. A publicação, que saiu no Diário Oficial do Estado, acontece dias após a aprovação no plenário da Assembleia Legislativa do projeto 104/2023. De autoria do deputado Adão Pretto Filho, a proposta tem como objetivo o fomento de uma agricultura mais limpa, com redução do uso de agrotóxicos e do impacto ambiental causado pelos agroquímicos nas lavouras gaúchas.

Dentre as propostas que passam a vigorar com a nova lei estão o apoio do Estado com linhas de crédito diferenciadas e subsidiadas para agricultores que investirem em tecnologias sustentáveis de baixo impacto ambiental. Além disso, será oferecida desoneração fiscal para quem investir na transição agroecológica e se comprometer em produzir alimentos mais saudáveis, com uso racional dos recursos naturais.

Esse foi o primeiro projeto protocolado por Pretto, ainda em fevereiro de 2023, logo após tomar posse no Parlamento gaúcho. Segundo ele, a nova política de fomento à agropecuária regenerativa, biológica e sustentável vai dar aos produtores maior autonomia e liberdade de escolha na hora do plantio.

“O Brasil vem, ano após ano, se mantendo no posto de país que mais usa agrotóxicos no mundo. Cerca de 22% da produção mundial vem parar em nossas lavouras. Agricultores estão adoecendo devido à exposição aos químicos, nossa comida vem cada vez mais carregada de agrotóxicos. Tudo isso devido à busca incessante pelo lucro das multinacionais. Precisamos interromper a dependência dos agricultores dessas empresas”, explica Pretto.

Como alternativa, a nova legislação propõe o uso de bioinsumos e a construção de biofábricas, para que os insumos sejam produzidos nas propriedades. Dessa forma, os agricultores reduzem o custo do plantio e aumentam a rentabilidade das lavouras. Os bioinsumos podem ser de origem animal, vegetal ou microbiana.

Outra proposta que está contida no texto da lei é a prioridade nas aquisições do governo do Estado de alimentos produzidos nesse formato sustentável. O estímulo à agroecologia é uma prática que fortalece o solo e o torna menos suscetível aos fenômenos climáticos, como as enchentes e estiagens.

Durante visita à Expointer, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse que vai utilizar o modelo que está entrando em vigor no Rio Grande do Sul para fomentar a sustentabilidade no campo.

“Eu pedi uma cópia para que nós do ministério possamos distribuir essa lei. A partir daqui, espero que todos os estados brasileiros aprovem leis parecidas e que possamos aprovar uma lei como essa no Congresso Nacional”, disse Teixeira.

A criação da Política Estadual de Fomento à Agropecuária Regenerativa, Biológica e Sustentável mostra um compromisso dos parlamentares da família Pretto com a qualidade de vida dos homens e mulheres do campo.
“Meu pai, o saudoso deputado Adão Pretto, foi o criador da lei do seguro agrícola. Já meu irmão, Edegar Pretto, é autor da criação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, o Susaf. Com esse projeto que foi sancionado, os agricultores terão segurança e incentivos necessários para investirem em sustentabilidade”, conclui Adão Pretto Filho.

Aplicativo SmartBus começa a operar em Livramento

Tecnologia permite que o usuário acompanhe pelo smartphone horários e itinerários dos ônibus. Seja para trabalhar pela manhã, ou ir à escola, centenas de santanenses utilizam o transporte coletivo diariamente no município.

Kilos de droga, armas, municiones y menor detenido en Rivera

En la jornada de este miércoles 18 de setiembre una nueva acción policial llevada a cabo en la ciudad de Rivera, arrojó resultado positivo. En esta ocasión tras un trabajo de inteligencia llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera, se llevó a cabo un allanamiento en la zona de barrio Cerro

Presidente do TCE-RS é convidado para palestrar no seminário da União Parlamentar do Mercosul

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, que também preside Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), nesta terça-feira (17), recebeu o convite para palestrar no Seminário Internacional da União Parlamentar do Mercosul, que será realizado em Uruguaina, nos dias 7 e 8 de novembro. O convite foi entregue pelo diretor de