sáb, 4 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.12.24

Histórias que Ouvi Contar apresenta: Oficina “Caminhos para o Teatro na Escola”

Iniciativa promove capacitação de educadores e aproxima crianças do universo teatral em municípios do interior do Rio Grande do Sul

Os municípios de Rosário do Sul, Quaraí e Sant’Ana do Livramento recebem no final deste mês de agosto as oficinas intituladas “Caminhos para o Teatro na Escola”. Os encontros acontecem nos dias 27, 30 e 31, respectivamente. A iniciativa integra o projeto “Histórias que Ouvi Contar”, idealizado pelos artistas Bruno Rodrigues e Felipe Cremonini, e tem como objetivo incentivar os professores a explorar a potência do teatro como ferramenta pedagógica, promovendo um encontro dinâmico e prático.

O projeto visa também levar o teatro para crianças do interior, contribuindo com a formação pessoal dos alunos das séries iniciais, do 1º ao 4º ano. Além de ampliar o gosto pelas artes cênicas, o projeto busca familiarizar os pequenos com o mundo lúdico e imaginário proporcionado pelo teatro. As oficinas, que duram 3 horas, são gratuitas para os professores e incluem certificados de participação. 

As oficinas são voltadas para educadores das séries iniciais, de escolas municipais, estaduais ou particulares, e os interessados podem se inscrever através do Instagram @historiasqueouvicontar. A realização do projeto é viabilizada por meio de recursos da Lei Complementar nº 195/2022, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado, com financiamento do Pró Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal.

Programe-se:

– O que: Oficinas “Caminhos para o Teatro na Escola” (Projeto Histórias que Ouvi Contar)

– Quando: 

– Rosário do Sul: 27/08, terça, às 18h30 na EMEF Barão do Rio Branco, 

– Quaraí: 30/08, sexta, às 8h30 no Centro Cultural

– Sant’Ana do Livramento: 31/08, sábado, às 9h na Sala Cultural

Em entrevista ao jornal A Plateia, Felipe Cremonini, um dos responsáveis pelo projeto, ressaltou: 

“A oficina faz parte do projeto Histórias que Eu Ouvi Contar, que realizo com o Bruno Rodrigues. Surgiu no ano passado com o objetivo de levar teatro para as escolas de ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais. No ano anterior, cobramos uma pequena taxa para as apresentações, mas graças à aprovação pela Lei Paulo Gustavo, conseguimos expandir nossas atividades.”

Felipe mencionou que a iniciativa agora abrange também as escolas municipais de Rosário do Sul, Dom Pedrito e Quaraí. “As apresentações começam na próxima semana e, junto a isso, vamos oferecer uma oficina formativa para os professores chamada “Caminhos para o Teatro na Escola”. Muitas vezes, nas aulas de arte, o teatro é deixado de lado, focando mais nas artes visuais. Por isso, queremos capacitar os educadores a integrar o teatro em suas práticas pedagógicas”, concluiu.

Os participantes da oficina receberão material pedagógico gratuito com dicas de como trabalhar com teatro em sala de aula, incluindo sugestões de livros e jogos. Além disso, haverá uma oficina sobre acessibilidade para pessoas com deficiência, ampliando assim o alcance e a inclusão no universo teatral. O objetivo final é formar não apenas educadores capacitados, mas também um público jovem que valorize e consuma as artes cênicas.