A Justiça Eleitoral determinou, na tarde desta sexta-feira (23), que o candidato a prefeito de Sant’Ana do Livramento pelo Partido Renovação Democrática (PRD), Rui Rodrigues, retire das redes sociais publicação que indica ele sendo o candidato que mais teria crescido nas pesquisas. A decisão do juiz eleitoral, Gildo Meneghello, concede uma tutela de urgência solicitada pelo Partido Liberal (PL). “Bem como a proibição de que tal postagem seja replicada em outros perfis ou sites de propaganda eleitoral de responsabilidade do Partido da Renovação Democrática”, diz trecho do documento.
Além disso, a Justiça determinou a proibição de utilização do perfil ruirodrigues577, na plataforma Instagram, para veiculação de propaganda eleitoral por parte do candidato Rui e remoção de toda a propaganda eleitoral existente no perfil atualmente, até que seja feita a devida regularização de seu cadastro junto à Justiça Eleitoral.
Gildo estipulou o prazo de um dia para que Ministério Público Eleitoral emita um parecer sobre o caso.
A decisão é fruto de uma representação do Partido Liberal de Sant’Ana do Livramento. Em sua petição, a sigla partidária alega que o candidato do PRD, deliberadamente, realizou a publicação com dados falsos e inclusive inexistentes, pois ao afirmar que as “pesquisas” o apontam como o candidato que mais cresceu após a realização de um debate oficial, demonstra a vontade de Rui de manipular a opinião pública com dados falaciosos, o que alega ser rechaçado pela legislação eleitoralista. “Sendo assim, de forma irresponsável e totalmente desleal, o candidato tenta burlar as regras com intuito de obter vantagem sobre os demais candidatos, devendo sofrer as punições cabíveis”, diz trecho.