ter, 14 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Atricon e Tribunal de Contas e Ministério Público gaúchos orientam a inclusão de ações voltadas a crianças nos orçamentos públicos

Ações voltadas à Primeira Infância devem ser priorizadas nos processos de elaboração, discussão e execução nos orçamentos públicos dos municípios e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (RS). As diretrizes constam de uma orientação emitida em nota lançada pelo Tribunal de Contas (TCE-RS) e pelo Ministério Público (MP-RS) em conjunto com a Atricon, entidade que congrega os órgãos de controle no país, na ultima quarta-feira (14).

O documento detalha em nove itens as ações necessárias para contemplar o atendimento das crianças de 0 a seis anos nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentária Anual (LOA). Entre as iniciativas destacadas estão a elaboração e execução do Plano Municipal da Primeira Infância (PPI), conforme prevê o Marco Legal da Primeira Infância; o atendimento integral das crianças, com a oferta de vagas em creches e pré-escolas; e a inclusão de medidas que garantam a sua proteção em áreas como a saúde e assistência social.

Assinam a recomendação, o presidente do TCE-RS, Marco Peixoto, a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, e o Coordenador da Comissão de Educação da Atricon, Cezar Miola.

A capacitação dos agentes públicos sobre as formas de incluir a primeira infância nas peças orçamentárias, inclusive incentivando que façam os cursos gratuitos “Primeira Infância Primeiro no PPA” e “Lei de Diretrizes Orçamentárias para Municípios”, disponíveis na plataforma EV.G, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), também estão entre as medidas sugeridas.

O presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto, comentou que o documento simboliza a união de esforços para lembrar os gestores sobre a necessidade de planejar ações e destinar recursos no orçamento em prol da Primeira Infância. “O tema é tão importante para o tribunal que é um projeto prioritário da nossa gestão, se chama “Primeira Infância: cuidando do que mais importa” e essa nota conjunta é muito bem vinda para dar atenção ao tema”, afirmou.

A Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios destaca que “a orientação conjunta assinada pelo MP, TCE e ATRICON, além de objetivar ações voltadas à primeira infância, portanto de importância inquestionável, demonstra a intenção destas instituições de se colocar ao lado do administrador, orientando-o acerca de pontos importantes que devem constar nas leis orçamentárias, evitando futuros apontamentos e possibilitando que as contas públicas estejam organizadas para atender as situações postas como prioritárias”.

Para o coordenador da Comissão de Educação da Atricon, Cezar Miola, “o objetivo da manifestação é dar continuidade à priorização da Primeira Infância nos processos de discussão, elaboração, apreciação e execução das leis de cada ciclo orçamentário, atentando também às diretrizes do Plano Nacional pela Primeira Infância”.

Entre as peças orçamentárias obrigatórias, a que tem prazo mais imediato para ser apreciada é a LOA. Caso não tenha uma lei específica datando o envio, o prazo para o encaminhamento da proposta pelo Executivo Municipal à Câmara de Vereadores é 31 de agosto.

Becas de alojamientos para estudiantes de Rivera

Las mismas están dirigidas a jóvenes familiares de socios del Círculo Policial de Rivera La Comisión Directiva del Círculo Policial de Rivera informa a todos los socios de la institución tanto en actividad, como en retiro y pensionistas, que para el presente año 2025, a consecuencia de los 2 cargos que se desempeñan en la Federación de Círculos Policiales del

Colapsó el depósito de vehículos municipal en Rivera

Tras diversas infracciones registradas éste pasado fin de semana En las últimas horas según lo informó el Inspector General Carlos Migorena de la Intendencia Departamental de Rivera a A Plateia en español, éste pasado fin de semana se registraron diversos operativos de control en diferentes puntos de la ciudad de Rivera por parte de funcionarios de la Inspección General con