Na manhã desta quinta-feira (15), durante uma entrevista para o programa Jornal da Manhã, da Rádio RCC FM, Maria Drekener, secretária de Assistência e Inclusão Social de Sant’Ana do Livramento, falou sobre a situação crítica das pessoas em situação de rua.
A secretária disse que o município está trabalhando em cima de um plano, com legislação específica, que depende do Estado e do Governo Federal para atender esse público, contudo deve-se aguardar a aprovação.
Maria explicou que pessoa em situação de rua geralmente se dá pelo estado de drogadição, vícios ou algum outro motivo e não querem conviver em seu ciclo familiar, com isso acabam buscando a rua, diferentes dos moradores de rua, que não possuem um lar.
Ela falou também sobre o albergue municipal, que nem todos os abrigados se submetem ao regimento do local e, dessa forma, preferem a rua.
Drekener falou que a Secretaria de Assistência Social realiza busca ativa dos moradores de rua três vezes por semana, das 20h às 2h, convidando-os a irem para o albergue municipal. Disse também que o trabalho realizado nessas situações, apresenta muita dificuldade. “Eles sabem que não podemos tirá-los dali”, comentou Maria.