qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Morning Express

Foto: Cedida

🟡 Mercados com sinais mistos às 5h40 de Brasília: S&P +0.12%, Dow Jones -0.03%, Nasdaq +0.20%, e o índice europeu STOXX600 +0.02%.

🇺🇸 ECONOMIA: Os investidores esperam ter pistas melhores do estado da economia esta semana, depois que os recentes temores de uma desaceleração do mercado de trabalho assustaram os investidores e abalaram o mercado.

🇺🇸 DADOS DE INFLAÇÃO: Na terça-feira, é divulgado o índice de preços ao produtor de julho, seguido pelo índice de preços ao consumidor, na quarta-feira. As vendas de julho no varejo devem ser divulgadas na quinta-feira.

🇺🇸 TEMPORADA DE RESULTADOS 👇
✔️91% das empresas do S&P 500 já revelaram ao público seus balanços do 2º trimestre de 2024.
✔️ Receitas: apenas 47% das empresas mostraram surpresa positiva na linha de receita.
✔️ Lucros: embora 78% das companhias tenham reportado surpresas positivas.

Valor – Câmara fará esforço concentrado para regulamentar reforma
A Câmara fará três semanas de esforço concentrado no período de campanha nas eleições municipais: 12, 13 e 14 de agosto; 26, 27 e 28 do mesmo mês; e 9, 10 e 11 de setembro. Nas demais semanas até 6 de outubro, os deputados devem ficar em seus Estados. O projeto da reforma tributária deve ser o mais importante a ser votado nesse período.

Estadão – Regulação da reforma tributária e pacote de segurança: as prioridades da Câmara no segundo semestre
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer aprovar uma nova etapa da regulamentação da reforma tributária e uma PEC que endurece o combate a facções criminosas. No radar de Lira também estão um projeto de exploração turística em áreas ambientais preservadas e uma proposta para diminuir indenizações pagas por empresas aéreas por cancelamentos e atrasos.

Estadão – Senado define prioridades para o segundo semestre: reforma tributária e reoneração da folha
O Senado Federal retoma os trabalhos nesta semana tendo como prioridade votar projetos como a reoneração da folha e a dívida dos Estados, e decidir se coloca um freio no trâmite da regulamentação da reforma tributária, que passou na Câmara em regime de urgência.

Folha – Senado dá como certa indicação de Galípolo para comandar o BC
Esperado pelo mercado financeiro como o próximo presidente do Banco Central, o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, é hoje o principal coordenador das expectativas de inflação, e sua indicação para o cargo pelo presidente Lula já é dada como certa pelo Senado. “Não vai ter surpresa de última hora. Acho que é o Gabriel mesmo”, disse à Folha o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO). O senador já conta com a antecipação da indicação e afirma que irá pautar logo a sabatina e a votação.

Valor – Recuperação extrajudicial cresce com a adesão de grandes empresas
Os acordos de reestruturação extrajudicial têm ganhado fôlego no país e atraído grandes credores que buscam negociações diretas com devedores como forma de se resguardarem de uma crise mais severa nas empresas. Até julho, o valor da dívida negociada em recuperações extrajudiciais (RE) avançou 19% no ano, para R$ 8,9 bilhões, em relação a todo o ano passado.

Valor – Mercado se movimenta e antecipa lançamento do Pix por aproximação
A possibilidade de pagar com Pix apenas aproximando o celular de outro dispositivo deve chegar para algumas pessoas antes do esperado. O mercado vem se movimentando para entregar a solução para seus clientes mesmo antes da data prevista pelo Banco Central para entrada em vigor da chamada Jornada Sem Redirecionamento no “open finance”, que abrirá as portas para a implementação do Pix por aproximação via carteiras digitais de forma ampla.

O Globo – Petrobras tenta acelerar planos de ‘ser grande novamente’
A estatal, que chegou a ter como objetivo se desfazer de US$ 27 bilhões em ativos, busca recompor o portfólio com projetos dos quais não quer mais se desfazer, os que avalia recomprar e os que entraram no radar na nova gestão. A companhia prepara a volta a fertilizantes, renováveis e avalia se recompra refinarias.

TCE-RS e Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul analisam projetos de concessão

Nesta terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do Secretário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos de concessão do Estado. Entre os temas observados pelo Governo Estadual, três estiveram em discussão. A resolução 1.157/2022 do TCE-RS estabelece que, sejam analisados